Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61873

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos-
dc.contributor.authorCORDEIRO, Leidiane Raimundo-
dc.date.accessioned2025-03-18T22:22:42Z-
dc.date.available2025-03-18T22:22:42Z-
dc.date.issued2024-08-22-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Leidiane Raimundo. Comunicação oral e iniciação científica: um olhar para as práticas de letramento na universidade pública. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61873-
dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado se propõe a pesquisar, no campo da Linguística Aplicada, quais as práticas e os eventos de letramento no campo científico que perpassam a realização do gênero comunicação oral no contexto da Iniciação Científica (IC) de uma universidade pública. Tal prática de linguagem, de forma mais ampla, objetiva divulgar, de forma oral, a pesquisa realizada por estudantes de graduação, sob a orientação de professores universitários, para o próprio campo científico. Dessa forma, tomamos como objetivos específicos, a) descrever e analisar os eventos de letramento no campo científico em que os(as) estudantes apresentam suas pesquisas na universidade; b) analisar as práticas de letramento no campo científico mais recorrentes em um programa de Iniciação Científica de uma universidade pública federal; c) apreender como as práticas de letramento no campo científico, que são mobilizadas nas sessões de comunicação oral, dialogam com outros eventos e práticas de letramento vivenciados pelo(a) estudante ao longo de sua investigação. Para tanto, utilizamos como a aporte teórico- metodológico, a pesquisa qualitativa (Lüdke; André, 2012) e a pesquisa etnográfica (Uriarte, 2012; André, 2012; Rodrigues, 2012), com a realização de rodas de conversa e da gravação das comunicações orais em áudio e em vídeo realizadas pelas duas pesquisadoras participantes desta pesquisa, perspectivando identificar as práticas de letramento que estão relacionadas a realização da comunicação oral na IC. Nos apoiaremos, ainda, no conceito de letramento enquanto prática social (Street, 2004, 2014; Barton; Hamilton, 2004; Gee, 2004; Fischer, 2008; Fiad, 2015), de práticas e eventos de letramento (Street, 2004, 2014), de campo científico (Pierre Bourdieu, 1983; 2004), da Iniciação Científica (Massi; Queiroz, 2015), e também dos estudos sob a oralidade e comunicação oral (Dolz et al, 2004; Zani, 2018; Bueno, 2008). Nossos resultados mostraram que as pesquisadoras percebem a prática da comunicação oral no evento do seminário de avaliação da IC, com um momento de aprendizado e uma possibilidade de divulgarem as suas pesquisas para seus pares, contribuindo para a constituição do habitus de pesquisadoras. Durante a nossa investigação, observamos, ainda, que para a realização dessa prática oral, as pesquisadoras mobilizaram outras práticas e conhecimentos vivenciados durante o período da IC e também da graduação, e que a prática da escrita do relatório tem mais notoriedade, visto a falta de orientações para a realização da comunicação oral. Enfatizamos, por fim, que a comunicação oral é uma das principais formas de divulgação de pesquisas científicas, sendo preciso oportunizar aos(as) estudantes, não apenas reproduzir essa prática, mas compreender as suas particularidades e o seu objetivo e fazer as adequações aos contextos de uso.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento no campo científicopt_BR
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectComunicação oralpt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.titleComunicação oral e iniciação científica : um olhar para as práticas de letramento na universidade públicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1450021936246179pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis master's research aims to research, in the field of Applied Linguistics, which literacy practices and events in the scientific field permeate the realization of the oral communication genre in the context of Scientific Initiation (CI) at a public university. Such language practice, more broadly, aims to disseminate, orally, the research carried out by undergraduate students, under the guidance of university professors, for the scientific field itself. Thus, we take as specific objectives, a) describe and analyze literacy events in the scientific field in which students present their research at the university; b) analyze the most recurrent literacy practices in the scientific field in a Scientific Initiation program at a federal public university; c) understand how literacy practices in the scientific field, which are mobilized in oral communication sessions, dialogue with other events and literacy practices experienced by the student throughout their investigation. To this end, we used qualitative research (Lüdke; André, 2012) and ethnographic research (Uriarte, 2012; André, 2012; Rodrigues, 2012) as a theoretical-methodological contribution, with conversation circles and recording of oral communications in audio and video carried out by the two researchers participating in this research, with the aim of identifying literacy practices that are related to oral communication in CI. We will also rely on the concept of literacy as a social practice (Street, 2004, 2014; Barton; Hamilton, 2004; Gee, 2004; Fischer, 2008; Fiad, 2015), of literacy practices and events (Street, 2004, 2014 ), from the scientific field (Pierre Bourdieu, 1983; 2004), from Scientific Initiation (Massi; Queiroz, 2015), and also from studies on orality and oral communication (Dolz et al, 2004; Zani, 2018; Bueno, 2008). Our results showed that researchers perceive the practice of oral communication in the IC evaluation seminar event, as a moment of learning and the possibility of disseminating their research to their peers, contributing to the constitution of the researcher habitus. During our investigation, we also observed that to carry out this oral practice, the researchers mobilized other practices and knowledge experienced during the CI period and also during graduation, and that the practice of writing the report has more notoriety, given the lack of guidelines for carrying out oral communication. Finally, we emphasize that oral communication is one of the main forms of disseminating scientific research, and it is necessary to provide opportunities for students to not only reproduce this practice, but to understand its particularities and its objective and suitability-la to the contexts of use.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Leidiane Raimundo Cordeiro.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons