Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61872
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LAPA, Tomás de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | SILVA, Marília do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T20:30:55Z | - |
dc.date.available | 2025-03-18T20:30:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marília do Nascimento. A subcidadania no transporte público coletivo: trajetórias de uma mobilidade periférica na Região Metropolitana do Recife. 2024. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61872 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta tese é discutir a noção de subcidadania no transporte público coletivo com o foco nas experiências de mobilidade dos usuários. Parte-se da hipótese de que o serviço de transporte público coletivo da Região Metropolitana do Recife tem validado a dominação social ao controlar a oferta de veículos, cobrar pelo tempo de deslocamento e reduzir a integração entre as linhas de ônibus e terminais. A abordagem metodológica, caracterizada pelo método materialista histórico- dialético, inclui revisão de literatura sobre a lógica da produção capitalista do espaço, com ênfase na segregação socioespacial, mobilidade urbana e classe social; análise documental de planos sobre a organização do espaço metropolitano do Recife, pesquisa de campo e estudo de caso. A pesquisa contou com a participação de 62 voluntários, destes, 38 responderam ao formulário de pesquisa on-line e 24 foram entrevistados nos terminais e linhas de ônibus e de trem do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Os dados obtidos apontam para o alto índice de insatisfação dos usuários quanto aos serviços de ônibus e de trem, o baixo alcance dos objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana e a falta de transparência no controle das operações e da arrecadação das tarifas. Apesar do histórico pioneiro na gestão consorciada do transporte público, as condições dos trajetos reportados pelos usuários mostram que o serviço ofertado pelo STPP/RMR tem contribuído com a reprodução das desigualdades socioespaciais, submetendo a população a um modelo de mobilidade urbana que privilegia os interesses do Mercado. O estudo aponta a necessidade de pôr em prática o Sistema de Mobilidade Urbana (SMU) da RMR e integrá-lo à diversidade dos meios de transporte coletivo e individual, possibilitando a melhoria do serviço com equidade social. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Subcidadania | pt_BR |
dc.subject | Dominação social | pt_BR |
dc.subject | Produção do espaço | pt_BR |
dc.subject | Transporte público coletivo | pt_BR |
dc.subject | Região Metropolitana do Recife | pt_BR |
dc.title | A subcidadania no transporte público coletivo : trajetórias de uma mobilidade periférica na Região Metropolitana do Recife | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4132496983610019 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9862482419194023 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this thesis is to discuss the notion of sub-citizenship in collective public transport with a focus on users' mobility experiences. It is based on the hypothesis that the collective public transport service in the Metropolitan Region of Recife has validated social domination by controlling the supply of vehicles, charging for travel time and reducing integration between bus lines and terminals. The methodological approach, characterized by the historical-dialectical materialist method, includes a literature review on the logic of capitalist production of space, with an emphasis on socio-spatial segregation, urban mobility and social class; documentary analysis of plans on the organization of Recife's metropolitan space, field research and case study. The research involved the participation of 62 volunteers, of whom 38 responded to the online survey form and 24 were interviewed at the terminals and bus and train lines of the Public Passenger Transport System of the Metropolitan Region of Recife (STPP/RMR). The data obtained points to the high level of user dissatisfaction with bus and train services, the low achievement of the objectives of the National Urban Mobility Policy and the lack of transparency in the control of operations and ticket collection. Despite the pioneering history of consortium management of public transport, the conditions of the routes reported by users show that the service offered by STPP/RMR has contributed to the reproduction of socio-spatial inequalities, subjecting the population to a model of urban mobility that privileges the interests of the Market. The study highlights the need to put RMR's Urban Mobility System (SMU) into practice and integrate it with the diversity of means of collective and individual transport, enabling the improvement of the service with social equity. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Marilia do Nascimento Silva.pdf | 16,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons