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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61867

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Título: Fatores associados ao letramento em saúde de pacientes recuperados da COVID 19
Autor(es): SARMENTO, Leticia Maria de Melo
Palavras-chave: Letramento em Saúde; Educação em Saúde; COVID-19; Enfermeiras e Enfermeiros
Data do documento: 30-Set-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SARMENTO, Leticia Maria de Melo. Fatores associados ao letramento em saúde de pacientes recuperados da COVID 19. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Atividades da intervenção educação em saúde foram realizadas por enfermeiros com objetivo de instrumentalizar as pessoas sobre como evitar, contrair ou disseminar a Covid-19, que foi considerada uma pandemia pela Organização mundial da saúde, em março de 2020. No entanto, a insuficiência de letramento em saúde em alguns indivíduos pode ter prejudicado a compreensão do conteúdo. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar o letramento em saúde de pessoas recuperadas da Covid - 19. Tratou-se de um estudo analítico, transversal e com abordagem quantitativa, realizado com 22 pacientes que foram internados e tratados por Covid-19 num hospital universitário do Nordeste no Brasil. A coleta de dados ocorreu no período de abril a junho de 2022 por meio de dois instrumentos, um para caracterização de perfil sociodemográfico/clínico e a versão brasileira do European Health Literacy Survey Questionnaire short-short form. Os dados coletados foram organizados em uma planilha no Microsoft Office Excel e analisados com o auxílio do pacote estatístico R e JASP (Versão 0.16.3) [Software de computador]. Foram utilizados o Teste Exato de Fisher, testes de correlação, teste t de Student, o teste de Shapiro-Wilk. Para todos os testes, foi estabelecida a significância estatística de 5%. Os participantes apresentaram, em média, 48,63 anos (±13,69), com variação de 21 a 76 anos. Quanto ao grau de instrução, acima da metade (n=12; 54,5%) apresentou ensino médio. Observou-se igual proporção de homens e mulheres (n=11; 50,0%). Com relação ao letramento em saúde dos participantes, o escore final variou de 1,8 a 4,0, com média de 2,8 pontos (±0,58) e o mesmo percentual para os níveis problemático e suficiente 40,9% (n=9). Observou-se diferença dos escores de letramento em saúde entre pessoas com e sem ensino médio (p=0,036), de modo que pessoas que informaram esse nível de escolaridade apresentaram escore médio de letramento maior (M=3,02) em comparação com aqueles que não possuem esse nível de escolaridade (M=2,52). Além disso, a variável comorbidade também mostrou correlação com o escore de letramento em saúde. O letramento em saúde foi problemático e insuficiente para 59% da amostra. Não houve associação entre as variáveis sócio demográficas e clínicas, mas apresentou correlação com as variáveis comorbidade e escolaridade. Logo, se torna relevante que o enfermeiro, agente educador, analise o nível de letramento em saúde, bem como características demográficas e clínicas de um indivíduo para implementar intervenções de educação em saúde voltadas para o aumento desse letramento e, por conseguinte, melhoria da qualidade de vida desses sujeitos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61867
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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