Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6143
Título: Estudos das condições ambientais para a produção de biogás a partir de glicerol co-produto do biodiesel
Autor(es): AZEVEDO, Flávia Garret
Palavras-chave: Concentração de glicerina; Dejetos bovinos; Metano; Biogás
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Garret Azevedo, Flávia; de Los Angeles Perez Fernandez Palha, Maria. Estudos das condições ambientais para a produção de biogás a partir de glicerol co-produto do biodiesel. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a produção de biogás a partir da glicerina bruta oriunda do biodiesel, utilizando-se dejetos bovinos como inóculo, o processo foi conduzido sob diferentes concentrações de glicerina em 20%, 25%, 30% e 40% (M/M) e inóculo de 10%, 20% e 30%(M/M). Os dejetos bovinos foram diluídos em solução nutriente preparada em água destilada utilizando-se para um 1L: K2HPO4 (Fosfato dibásico de potássio) - 2g; KH2PO4 (Fosfato monobásico de potássio) - 20g e Uréia 3,5g. As fermentações tiveram seu pH variados em 5,8, 6,6 e 8,0 e incubadas à 35° C sem agitação. Foram utilizados micro-reatores com volume útil de 40 mL hermeticamente fechados acopladas a uma seringa de 10 mL. Com o volume de biogás produzido foi realizado a avaliação cinética fenomenológica do processo de produção de biogás. Através do Kit EMBRAPA, foi avaliada a quantidade de metano de dióxido de carbono por estimativa em cada amostra. O tempo de fermentação foi em média 216 horas. Observou-se que as condições em que a concentração de glicerina foi 20%(M/M), pH 5,8 e concentração de inóculo 30%(M/M), a maior produção de biogás. Por outro lado, ao se estudar o efeito da concentração de glicerina para produção de biogás, verificou-se que a concentração de 40%(M/M), foi inibitória em todos os estudos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6143
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Química

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo160_1.pdf1,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.