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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60976
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MENEZES, Priscylla Karoline de | - |
dc.contributor.author | PINHO, Thomáz Augusto Sobral | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T15:58:59Z | - |
dc.date.available | 2025-03-17T15:58:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-24 | - |
dc.identifier.citation | PINHO, Thomáz Augusto Sobral. A Formação inicial de professores de Geografia para a inclusão de alunos com deficiência visual na educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60976 | - |
dc.description.abstract | A presença de alunos com deficiência visual em classes comuns é uma demanda cada vez mais crescente na educação básica. Nesse contexto, ao se pensar em um ensino de Geografia que valoriza excessivamente o sentido da visão, suas abordagens fazem grande apelo a referências visuais, o que representa uma barreira para os educandos com deficiência visual, os quais, em face das suas restrições visuoespaciais, podem encontrar dificuldades na construção dos conhecimentos. Diante dessa realidade, como caminhos para a efetivação da inclusão escolar de alunos com a deficiência, é necessário promover o acesso, a permanência e a qualidade do ensino. Como fator relevante para estes dois últimos elementos, é essencial analisar a questão da formação inicial de professores, em vista das dificuldades encontradas por esses profissionais no exercício da sua prática. Partindo disso, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como a inclusão escolar de alunos com deficiência visual está presente na formação inicial dos professores de Geografia, tanto na teoria, quanto na prática. Para isso, Parte-se dos seguintes objetivos específicos: verificar, a partir de uma perspectiva histórica, o processo de formação docente no que diz respeito à inclusão escolar; discutir sobre os desafios e possibilidades para a formação de professores no contexto do ensino de Geografia para alunos com DV; analisar a presença da inclusão escolar na formação inicial de professores de Geografia, considerando os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), as grades curriculares e as ementas de disciplinas obrigatórias e eletivas de cursos de Geografia Licenciatura de universidades públicas do Brasil; realizar uma discussão a partir das percepções de professores de Geografia (formados pela Universidade Federal de Pernambuco) e de graduandos de licenciatura dos períodos finais (na mesma instituição) sobre a formação inicial para a inclusão escolar; e promover um momento formativo com licenciandos em Geografia para entender, na prática, os desafios e apresentar caminhos que podem ser percorridas em sala de aula com os alunos com DV, a partir do uso da Cartografia Tátil. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se um levantamento documental e bibliográfico em documentos educacionais, legislações, artigos, livros, dissertações e teses que versam sobre educação inclusiva, Geografia escolar, formação de professores e Cartografia Tátil. Além disso, analisou-se documentos oficiais de 32 Instituições de Ensino Superior brasileiras que ofertam o curso de Licenciatura em Geografia, para se entender como os professores da disciplina estão sendo formados nessas universidades para a prática profissional no contexto da inclusão de alunos com deficiência visual. Ademais, foram aplicados questionários com professores e alunos de Geografia que possuíram ou possuem vínculo com a Universidade Federal de Pernambuco em duas etapas: a primeira, online, com professores formados e graduandos e a segunda com alunos do 6o semestre de graduação, através do estágio docência na disciplina Metodologias do Ensino de Geografia I. No processo de estágio, além do questionário aplicado, realizou-se uma aula prática sobre Cartografia Tátil, confeccionando mapas táteis juntamente aos licenciandos. Dessa forma, constatou-se as lacunas na formação inicial de professores de geografia, que chegam em sala de aula e se sentem inseguros e despreparados para a prática docente com alunos com deficiência visual, sobretudo diante da ausência de uma base teórico-metodológico sobre essa realidade. Essas lacunas podem ser preenchidas ao passo em que há a inserção, ao longo do processo de formação inicial desses professores, abordagens teóricas e práticas voltadas à educação inclusiva, preferencialmente por meio de disciplinas específicas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geografia inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A Formação inicial de professores de Geografia para a inclusão de alunos com deficiência visual na educação básica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7332869644251989 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7399667580194286 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The presence of students with visual impairments in regular classes is an increasingly growing demand in basic education. In this context, when considering a Geography education that excessively values the sense of sight, its approaches heavily rely on visual references, which represents a barrier for students with visual impairments. Due to their visual-spatial restrictions, these students may encounter difficulties in constructing knowledge. Faced with this reality, in order to effectively promote the school inclusion of students with disabilities, it is necessary to promote access, permanence, and the quality of education. As a relevant factor for these last two elements, it is essential to analyze the issue of the initial training of teachers, considering the difficulties encountered by these professionals in their practice. Based on this, the present research aims to analyze how the school inclusion of students with visual impairments is present in the initial training of Geography teachers, both in theory and in practice. To achieve this, the following specific objectives are pursued: to verify, from a historical perspective, the teacher training process regarding school inclusion; to discuss the challenges and possibilities for teacher training in the context of Geography education for students with visual impairments; to analyze the presence of school inclusion in the initial training of Geography teachers, considering the Pedagogical Course Projects (PCPs), the curricula, and the syllabi of mandatory and elective courses in Geography degree programs at public universities in Brazil; to conduct a discussion based on the perceptions of Geography teachers (graduated from the Federal University of Pernambuco) and final year undergraduate students (at the same institution) about initial training for school inclusion; and to promote a formative moment with Geography undergraduates to understand, in practice, the challenges and present approaches that can be taken in the classroom with visually impaired students, through the use of Tactile Cartography. For the development of the research, a documentary and bibliographic survey was conducted on educational documents, legislation, articles, books, dissertations, and theses related to inclusive education, school Geography, teacher training, and Tactile Cartography. In addition, official documents from 32 Brazilian Higher Education Institutions that offer a degree in Geography Education were analyzed to understand how teachers of the discipline are being trained at these universities for professional practice in the context of including students with visual impairments. Furthermore, questionnaires were administered to Geography teachers and students who had or have a connection with the Federal University of Pernambuco in two stages: the first, online, with graduated teachers and undergraduates, and the second with 6th- semester undergraduate students, through teaching internships in the course "Teaching Methodologies in Geography I". In the internship process, in addition to the questionnaire, a practical class on Tactile Cartography was conducted, creating tactile maps together with the undergraduates. In this way, gaps in the initial training of geography teachers were identified, as they enter the classroom feeling insecure and unprepared for teaching students with visual impairments, especially in the absence of a theoretical-methodological foundation regarding this reality. These gaps can be filled as theoretical and practical approaches focused on inclusive education are integrated into the initial training process of these teachers, preferably through specific courses. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
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