Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60968
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | UEJIMA, Angélica Maria Kazue | - |
dc.contributor.author | FERREIRA NETO, José Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T16:27:27Z | - |
dc.date.available | 2025-03-14T16:27:27Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-12 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA NETO, José Augusto. Um olhar contextualizado sobre o cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus): elaboração de um recurso paradidático para o ensino de zoologia do ensino médio. 2025. 52 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60968 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a elaboração de um livro paradidático intitulado "A biologia do cágado de-barbicha: O esgoto é um bom lugar para viver?", voltado para o ensino de Zoologia no Ensino Médio. A proposta busca aproximar o conteúdo científico da realidade dos estudantes, utilizando o cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus) como modelo para discutir adaptações biológicas e impactos ambientais em ambientes urbanos poluídos, como o rio Tapacurá, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise contextual para garantir a adequação do material ao público-alvo. O livro foi estruturado para apresentar informações científicas acessíveis, combinando linguagem didática e ilustrações. Os resultados indicam que o uso de elementos da fauna local pode tornar o ensino de Zoologia mais significativo, despertando o interesse dos alunos e promovendo reflexões críticas sobre conservação ambiental. Conclui-se que a contextualização do ensino de Ciências, aliada a materiais didáticos inovadores, pode contribuir para o engajamento dos estudantes e para uma maior conscientização sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente. | pt_BR |
dc.format.extent | 52p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Livro paradidático | pt_BR |
dc.subject | Testudines | pt_BR |
dc.title | Um olhar contextualizado sobre o cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus): elaboração de um recurso paradidático para o ensino de Zoologia do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4721929954963008 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4686915406026283 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study presents the development of a didactic book titled "A biologia do cágado-de barbicha: O esgoto é um bom lugar para viver?", designed for teaching Zoology in high school. The project aims to bridge scientific content with students' reality by using the barb-tailed tortoise (Phrynops geoffroanus) as a model to discuss biological adaptations and environmental impacts in polluted urban environments, such as the Tapacurá River in Vitória de Santo Antão, Pernambuco. The study followed a qualitative approach, based on literature review and contextual analysis to ensure the material’s suitability for the target audience. The book was structured to present accessible scientific information, combining didactic language with illustrations. The results indicate that incorporating elements of local fauna can make Zoology teaching more meaningful, sparking students' interest and encouraging critical reflections on environmental conservation. It is concluded that contextualizing science education, combined with innovative teaching materials, can enhance student engagement and raise awareness of the impacts of human activities on the environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JOSÉ AUGUSTO FERREIRA NETO.pdf Item embargado até 2026-03-15 | 5,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons