Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60757

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Mateus Ferreira-
dc.contributor.authorSILVA, Lucielly Oliveira da-
dc.date.accessioned2025-03-12T20:46:54Z-
dc.date.available2025-03-12T20:46:54Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2025-02-26-
dc.identifier.citationSILVA, Lucielly Oliveira da. Tecnologias imersivas no ensino de geografia: a realidade virtual como recurso pedagógico para o aprendizado discente. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60757-
dc.description10pt_BR
dc.description.abstractDiante dos avanços tecnológicos na sociedade em que vivemos, muitas áreas da informação e comunicação passaram por transformações, consequentemente, a educação também passou por mudanças em decorrência das novas tecnologias existentes no mundo atual. Sendo assim, muitos recursos tecnológicos surgem com a capacidade de auxiliar o profissional docente dentro da sala de aula, dessa maneira, o objetivo deste trabalho é apresentar a realidade virtual, uma tecnologia imersiva, como uma potencializadora pedagógica do aprendizado discente no ensino de Geografia, mostrando como a utilização dessa nova tecnologia pode ser eficiente em sala de aula, trazendo a imersão e interação com a dimensão proposta pelo professor, gerando novas possibilidades de aprendizagem, integrando as tecnologias no cotidiano dos estudantes. Para isso, de maneira metodológica através da pesquisa-formação de cunho colaborativo, utilizou-se da revisão bibliográfica e foram obtidos dados através da aplicação de oficina no ambiente escolar. Conclui-se, por meio dos resultados alcançados, que através do uso da realidade virtual como proposta pedagógica em sala de aula, os discentes conseguem compreender os conteúdos e compará-los com as suas próprias vivências, mostrando autonomia e colocando em prática o raciocínio geográfico. Palavras-chave: Ensino de Geografia; Realidade Virtual; Sala de Aula; Tecnologias.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.titleTecnologias imersivas no ensino de geografia : a realidade virtual como recurso pedagógico para o aprendizado discentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5019677469854463pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6049020939451408pt_BR
dc.description.abstractxIn light of the technological advancements in the society we live in, many areas of information and communication have undergone transformations; consequently, education has also changed due to the new technologies available in today's world. Therefore, many technological resources have emerged with the ability to assist educators within the classroom. At this point, the objective of this work is to present virtual reality, an immersive technology, as a pedagogical enhancer of student learning in Geography education. It demonstrates how the use of this new technology can be effective in the classroom by providing immersion and interaction with the dimensions proposed by the teacher, generating new learning possibilities and integrating technology into students' daily lives. To achieve this, a collaborative research-training methodology was employed, utilizing a literature review and gathering data through the application of a workshop in the school environment. The results obtained led to the conclusion that through the use of virtual reality as a pedagogical proposal in the classroom, students are able to understand the content and relate it to their own experiences, demonstrating autonomy and applying geographical reasoning. Keywords: Classroom; Geography Teaching; Tecnologies; Virtual Reality.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-0816-999Xpt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucielly.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons