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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60609

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFACUNDES, Vera Lúcia Dutra-
dc.contributor.authorRAMOS, Maria Yasmin Nunes-
dc.date.accessioned2025-03-10T14:13:37Z-
dc.date.available2025-03-10T14:13:37Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.date.submitted2025-03-06-
dc.identifier.citationRAMOS, Maria Yasmin Nunes. Estratégias de cuidado oferecidas aos familiares de crianças com transtorno do espectro autista em serviços de saúde no Brasil: uma revisão de escopo. 2025. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Terapia Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60609-
dc.description.abstractIntrodução: O Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento apresentado no início da infância e é caracterizado por déficits na comunicação e interação social, bem como por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. As dificuldades de lidar com as manifestações e a escassez de serviços para este público exigem uma maior dedicação aos cuidados da criança, acarretando uma sobrecarga emocional e física aos demais membros da família. A construção compartilhada de cuidado, troca de informação e fortalecimento da rede social e de apoio à família podem contribuir para melhorar o cuidado familiar e diminuir a sobrecarga do cuidador. Objetivo: Este estudo buscou mapear as estratégias de cuidado oferecidas a familiares de crianças com TEA em serviços de saúde no Brasil. Método: Trata-se de uma revisão de escopo baseado no Joanna Briggs Institute aliada às orientações do Prefered Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews, realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde e Scielo e incluiu artigos científicos em português, publicados em periódicos nacionais nos últimos dez anos. Resultados: Identificou-se que as estratégias realizadas com os familiares de crianças com TEA, em sua maioria, ocorreram no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil, de forma multiprofissional, sendo as mais frequentes: grupos terapêuticos, acolhimento, atendimento individual e orientação familiar, desenvolvidas de forma multiprofissional. Essas ações favoreceram a construção de rede de apoio social entre os familiares, formação e fortalecimento de vínculo entre eles e a equipe, articulação com a rede de saúde, empoderamento familiar e a participação da família como agente no tratamento da criança com TEA. A mãe foi a principal cuidadora e é o ponto central de contato com a equipe. Conclusão: O estudo revelou que as estratégias proporcionaram a construção e fortalecimento de vínculo entre os participantes e equipe de saúde, o empoderamento familiar, a articulação entre a rede e os profissionais do serviço e o acesso aos direitos pertencentes às famílias e as crianças com TEA. Destaca-se a necessidade de considerar a perspectiva de gênero na realização das estratégias de cuidado direcionadas às famílias da criança com TEA.pt_BR
dc.format.extent35p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.titleEstratégias de cuidado oferecidas aos familiares de crianças com transtorno do espectro autista em serviços de saúde no Brasil : uma revisão de escopopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1499265387248385pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9261500728399643pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that manifests in early childhood and is characterized by deficits in communication and social interaction, as well as by restricted and repetitive patterns of behavior, interests, or activities. The challenges in managing these manifestations and the scarcity of services for this population require increased dedication to the care of the child, resulting in emotional and physical strain on other family members. Shared care, information exchange, and strengthening the social support network can contribute to improving family care and reducing caregiver burden. Objective: This study aimed to map the care strategies offered to family members of children with ASD in health services in Brazil. Method: This is a scoping review based on the Joanna Briggs Institute aligned with the guidelines of the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews, conducted using the databases of the Virtual Health Library and Scielo, including scientific articles in Portuguese published in national journals over the last ten years. Results: It was found that the majority of strategies implemented with family members of children with ASD occurred in the Child and Adolescent Psychosocial Care Center, in a multiprofessional manner. The most common strategies included therapeutic groups, reception, individual care, and family guidance, all developed in a multiprofessional context. These actions facilitated the construction of a social support network among family members, fostering and strengthening bonds between them and the team, coordinating with the health network, empowering families, and involving the family as an agent in the treatment of the child with ASD. The mother was the primary caregiver and served as the central point of contact with the team. Conclusion: The study revealed that the strategies contributed to building and strengthening bonds between participants and the health team, family empowerment, coordination between the network and service professionals, and access to rights for families and children with ASD. The necessity of considering the gender perspective in care strategies directed at families of children with ASD is emphasized.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

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TCC MARIA YASMIN NUNES RAMOS.pdf
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