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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60583

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORDEIRO, Eugênia de Paula Benício-
dc.contributor.authorSOUZA, Andreia Candida de-
dc.date.accessioned2025-02-27T18:21:21Z-
dc.date.available2025-02-27T18:21:21Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Andreia Candida de. Educação socioemocional para estudantes do 1o ano do ensino fundamental anos iniciais de uma escola municipal de Camaragibe, Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60583-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que maneira a Educação Socioemocional pode contribuir para uma perspectiva integral com estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma Escola Municipal de Camaragibe/PE. Mais especificamente: mapear práticas pedagógicas voltadas para Educação Socioemocional a partir de pesquisas brasileiras; e elaborar e implementar caminhos pedagógicos direcionados à Educação Socioemocional dessas crianças. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, que por meio de uma pesquisa de campo interventiva fez uso de técnicas tais como: observação participante, escuta sensível e diário de campo. Foram desenvolvidas dez sequências pedagógicas com a participação de 14 estudantes referente ao quantitativo de matriculados na turma, sendo 05 do sexo feminino e 09 do sexo masculino. Fundamenta-se numa perspectiva de formação humana que pressupõe a multidimensionalidade do ser (Röhr, 2013), como norteadora de um caminho pedagógico voltado para a Educação Socioemocional (Casassus, 2009; SEE, 2019). Os resultados da pesquisa demonstraram que a escassez da prática da educação socioemocional com estudantes remete para a necessidade de mais pesquisas científicas com a temática, principalmente estudos que avaliem sua aplicação. Isso demonstra a construção do processo educativo brasileiro com seu enfoque numa perspectiva conteudista que se distancia da formação humana. Salientamos com os desenvolvimentos das situações didáticas que práticas pedagógicas podem sim estabelecer conexões com as emoções, com o sentir, pensar e agir no mundo e desse modo é possível apontar caminhos para a humanização em sala de aula. A partir das vivências pedagógicas os estudantes começaram a compreender a nomeação, identificação e reações das emoções diante das suas experiências e contextos sociais. Como professora e participante da pesquisa as vivências didáticas proporcionaram reflexões sobre como as emoções influenciam em nossas atitudes, percepções, comportamentos e relacionamentos. As contribuições desta pesquisa indicam a abertura para a compreensão das emoções, nos vínculos interpessoais e no processo de desenvolvimento integral dos estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Socioemocionalpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectIntegralidadept_BR
dc.subjectFormação Humanapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleEducação socioemocional para estudantes do 1o ano do ensino fundamental anos iniciais de uma escola municipal de Camaragibe, Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6237638685446123pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7596954578610486pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this research is to understand how Social-Emotional Education can contribute to a comprehensive perspective with Elementary School students in the Initial Years of a Municipal School in Camaragibe/PE. More specifically: to map pedagogical practices aimed at Social-Emotional Education based on Brazilian research; and to develop and implement pedagogical paths aimed at the Social-Emotional Education of these children. This is an exploratory qualitative research approach, which through an interventional field research used techniques such as: participant observation, sensitive listening and field diary. Ten pedagogical sequences were developed with the participation of 14 students regarding the number of students enrolled in the class, being 05 females and 09 males. It is based on a perspective of human development that presupposes the multidimensionality of the human being (Röhr, 2013), as a guide for a pedagogical path focused on Socioemotional Education (Casassus, 2009; SEE, 2019). The results of the research demonstrated that the scarcity of socioemotional education practices with students points to the need for more scientific research on the subject, especially studies that evaluate its application. This demonstrates the construction of the Brazilian educational process with its focus on a content-based perspective that distances itself from human development. We emphasize with the developments of the didactic situations that pedagogical practices can indeed establish connections with emotions, with feeling, thinking and acting in the world and thus it is possible to point out paths for humanization in the classroom. Based on the pedagogical experiences, the students began to understand the naming, identification and reactions of emotions in the face of their experiences and social contexts. As a teacher and research participant, the didactic experiences provided reflections on how emotions influence our attitudes, perceptions, behaviors and relationships. The contributions of this research indicate the opening for understanding emotions, in interpersonal bonds and in the process of integral development of students.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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DISSERTAÇÃO Andreia Candida de Souza.pdf
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