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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60534
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | OCHOA, Alvaro Antonio Villa | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Alisson Cocci de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-24T11:45:20Z | - |
dc.date.available | 2025-02-24T11:45:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-22 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Alisson Cocci de. Modelagem e simulação de um sistema combinado de um motor termomagnético e um sistema PV/T. 2025. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60534 | - |
dc.description.abstract | Energia é um insumo vital para a sociedade. O aquecimento global e a crescente demanda por energia impulsionam a busca por fontes renováveis e pelo aproveitamento de fontes residuais de baixa temperatura. Nesse contexto, esta tese tem como objetivo modelar e simular o funci- onamento de um sistema combinado, composto por um motor termomagnético de movimento alternado e um sistema fotovoltaico/térmico (PV/T). Ambos os sistemas foram modelados in- dividualmente no Matlab, utilizando o método dos volumes finitos, e posteriormente acoplados para operação conjunta. Um ímã permanente foi considerado como fonte de campo magnético para o motor, sendo realizada uma análise paramétrica no software COMSOL para avaliar a relação entre a abertura do circuito e o campo magnético gerado. Gadolínio e um composto de LaFeSi hidrogenado foram utilizados como materiais de trabalho do motor. O desempenho do motor foi avaliado com base na variação de parâmetros operacionais, como a temperatura dos reservatórios térmicos, a força de restituição do sistema e o tipo de material magnético. No mo- delo do sistema PV/T, foram implementados o modelo de radiação e o método das diferenças finitas. Entre os principais resultados, destaca-se que, no caso do ímã permanente, aberturas maiores no circuito magnético produziram maior densidade de energia magnética. O motor ter- momagnético utilizando gadolínio gerou uma potência máxima de 1,1 W para uma diferença de temperatura de 40 K, enquanto a liga à base de LaFeSi apresentou uma potência de 0,79 W para uma diferença de temperatura de 13 K. Comparando os materiais sob os mesmos aspectos, o composto de LaFeSi demonstrou melhor desempenho em relação ao gadolínio. No sistema PV/T, a maior irradiância foi observada no mês de novembro, considerando o sistema inclinado em 23°, e a temperatura máxima da água no tanque atingiu 321 K, com capacidade de 100 L. O sistema combinado operou de forma alternada, com o sistema PV/T funcionando durante o dia e o motor durante a noite. Nessa combinação, o sistema fechado, com um tanque de 300 L acionando 75 motores simultaneamente, produziu o maior trabalho líquido, de 1227,75 J. O caso que apresentou o maior tempo de operação foi o do motor único acionado pelo tanque de 200 L, com um tempo de funcionamento de 3 h. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ímã permanente | pt_BR |
dc.subject | Material magnetocalórico | pt_BR |
dc.subject | Motor termomagnético | pt_BR |
dc.subject | Sistema PV/T | pt_BR |
dc.title | Modelagem e simulação de um sistema combinado de um motor termomagnético e um sistema PV/T | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0526736580480309 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4772819975495579 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Mecanica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Energy is a vital resource for society. Global warming and the increasing demand for energy drive the search for renewable sources and the utilization of low-temperature residual energy. In this context, this thesis aims to model and simulate the performance of a combined system com- posed of an oscillating thermomagnetic engine and a photovoltaic/thermal (PV/T) system. Both systems were individually modeled in Matlab using the finite volume method and subsequently coupled for joint operation. A permanent magnet was considered as the magnetic field source for the engine, with a parametric analysis performed in COMSOL to evaluate the relationship between circuit gap size and the generated magnetic field. Gadolinium and a hydrogenated LaFeSi-based compound were used as working materials for the engine. Its performance was assessed by varying operational parameters such as the temperature of the thermal reservoirs, the system’s restoring force, and the type of magnetic material. For the PV/T system, the ra- diation model and the finite difference method were implemented. Key results indicate that larger gaps in the magnetic circuit increased magnetic energy density. The thermomagnetic en- gine using gadolinium achieved a maximum power of 1.1 W for a temperature difference of 40 K, while the LaFeSi-based alloy generated 0.79 W for a temperature difference of 13 K. When comparing the materials under similar conditions, the LaFeSi compound demonstrated superior performance compared to gadolinium. For the PV/T system, the highest irradiance was obser- ved in November, considering a system inclined at 23°, and the maximum water temperature in the tank reached 321 K with a capacity of 100 L. The combined system operated alternately, with the PV/T system functioning during the day and the engine at night. In this configuration, the closed system, with a 300 L tank powering 75 engines simultaneously, produced the highest net work of 1227.75 J. The longest operating time was achieved by a single engine powered by a 200 L tank, with a runtime of 3 hours. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Mecânica |
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