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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60501
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Tiago Felipe de Abreu | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, André Luís Simões | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T12:25:16Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21T12:25:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-01 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE,André Luis Simões. Avaliação da frangibilidade de conexões aeronáuticas produzidas por impressão 3D. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeroespacial) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60501 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento tecnológico de dispositivos empregados na aviação é uma atividade onerosa e complexa, que exige a realização de processos de certificação, homologação e autorização, pautadas em normativas internacionais e nacionais. Para atender esse fluxo, a indústria nacional precisa realizar ensaios comprobatórios em laboratórios certificados fora do país, gerando uma dependência técnica e onerando todo o processo. Desenvolver um produto aeronáutico, com inovação de processo em que os ensaios, realizados em solo brasileiro, atendam às normativas vigentes, permite contribuir de forma significativa para o crescimento tecnológico nacional no segmento aeronáutico. Com o objetivo de contribuir com esse desafio, nessa pesquisa, conexões frangíveis de equipamentos, instalados nas áreas de segurança das pistas de pouso e decolagem dos aeroportos, foram modeladas e confeccionados por manufatura aditiva (MA) empregando o copolímero acrilonitrila butadieno estireno (ABS) e o poliácido láctico (PLA). Corpos de prova produzidos com ambos os polímeros foram manufaturados, empregando 30 e 100% de preenchimento, e caracterizados por inspeção visual, Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Análise Dinâmico Mecânica (DMA) e simulação numérica visando avaliar o caráter de frangibilidade dos produtos sob avaliação. Os resultados obtidos foram satisfatórios. A inspeção visual dos produtos demonstrou o atendimento aos parâmetros dimensionais necessários para aplicação no segmento aeronáutico. O desempenho mecânico das amostras de ABS e PLA, obtidas com 30% de preenchimento, foram compatíveis com os obtidos a 100% de preenchimento, sugerindo um ganho de eficiência do uso da matéria prima empregada, em termos de volume/massa-total, sem perdas de propriedades mecânicas exigidas aos componentes, de limites inferior de resistência e frangibilidade quando sob impacto. Isso foi confirmado pelas simulações numéricas, evidenciando desta forma que produtos aeronáuticos, a exemplo de conexões frangíveis obtidas por MA, podem ser produzidos por essa tecnologia atendendo às normativas do segmento aeronáutico. Os resultados também demonstram que há viabilidade tecnológica com potencial redução de insumos, custos produtivos e impactos ao meio-ambiente com o uso de MA como processo de manufatura dos componentes estudados nesta pesquisa. Resultados estes relevantes para a indústria aeronáutica nacional, uma vez que, demonstram viabilidade tecnológica e atendimento às certificações exigidas pelo segmento aeronáutico, tal qual laboratórios nacionais internacionais acreditados, estimulando assim a competitividade da indústria nacional e possibilitando o desenvolvimento de novos produtos para atender ao segmento aeronáutico nacional e internacional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Componentes aeronáuticos | pt_BR |
dc.subject | Frangibilidade | pt_BR |
dc.subject | Manufatura aditiva | pt_BR |
dc.title | Avaliação da frangibilidade de conexões aeronáuticas produzidas por impressão 3D | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PEREIRA, Marcos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9922792912017424 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2200553486822519 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial | pt_BR |
dc.description.abstractx | The technological development of devices used in aviation is a costly and complex activity since, for on-site applicability, it is necessary to carry out certification, homologation and authorization processes, based on international and national regulations. To meet this flow, the national industry needs to carry out evidentiary tests in certified laboratories outside the country, creating technical dependence and making the entire process more expensive. The possibility of carrying out these tests on Brazilian soil, in compliance with current regulations, will make it possible to contribute significantly to technological growth in the aeronautical segment with the development of national industrialized products. With the aim of contributing to this challenge, in this research, frangible connections of equipment, installed in the safety areas of airport runways, were modeled and manufactured by additive manufacturing (AM) using the acrylonitrile butadiene styrene (ABS) copolymer. and polylactic acid (PLA). Test specimens produced with both polymers were manufactured, employing 30 and 100% fill, and characterized by visual inspection, Fourier Transform Infrared Spectroscopy (FTIR), Dynamic Mechanical Analysis (DMA) and numerical simulation aiming to evaluate the character of frangibility of the products under evaluation. The results obtained were satisfactory. Visual inspection of the products demonstrated compliance with the dimensional parameters necessary for application in the aeronautical segment. The mechanical performance of the ABS and PLA samples, obtained with 30% filling, were compatible with those obtained at 100% filling, suggesting a gain in efficiency in the use of the raw material used, in terms of total volume/mass, without losses of mechanical properties. This was confirmed by numerical simulations, thus demonstrating that aeronautical products, such as frangible connections obtained by AM, can be produced by this technology in compliance with aeronautical segment regulations. The results also demonstrate that there is technological feasibility with a potential reduction in inputs, production costs and impacts on the environment with the use of AM as a manufacturing process for the components studied in this research. The results of this research are relevant to the national industry, as they demonstrate that it is feasible to carry out the certifications required by the aeronautical segment in accredited national laboratories, thus stimulating the competitiveness of the national industry and enabling the development of new products to serve the national and international aeronautical segment. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado – Engenharia Aeroespacial |
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