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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60429
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Maria Eduarda Temóteo de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T18:00:36Z | - |
dc.date.available | 2025-02-17T18:00:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-15 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE,Maria. O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) na formação docente: Construção de saberes no curso de licenciatura em pedagogia na UFPE | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60429 | - |
dc.description.abstract | O presente texto é resultado de uma análise documental e de campo, cujo objetivo foi analisar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) na matriz curricular da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco e suas implicações para as práticas inclusivas dos discentes e futuros docentes no contexto de sala de aula regular. A análise documental se concentrou na análise da matriz curricular. Vale ressaltar que, a pesquisa de campo buscou entender a construção dos saberes de cinco estudantes dos períodos finais do curso de licenciatura em pedagogia sobre o PDI e seu impacto no contexto educacional. Os dados demonstraram que, o PPC do curso reflete um compromisso institucional com a inclusão. Contudo, a discussão acerca do PDI e adaptação curricular aparece de maneira superficial, sem menções explícitas. Na pesquisa de campo, os participantes revelam que o PDI ocorreu, predominantemente, em contextos extracurriculares. Essa disparidade revela uma falha no processo formativo, que não proporciona aos licenciandos uma formação prática robusta para a aplicação de estratégias inclusivas na Educação Básica. Com isso, recorre a necessidade de reformulação curricular, ampliando as possibilidades das disciplinas dedicadas à inclusão de integrarem mais ferramentas práticas, como o PDI, que são essenciais para o desenvolvimento de um exercício pedagógico inclusivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Plano de Desenvolvimento Individual | pt_BR |
dc.subject | Instrumento Inclusivo | pt_BR |
dc.title | O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) na formação docente: construção de saberes no curso de licenciatura em pedagogia na UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3684332609073602 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4753201283196524 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This text is the result of a documentary and field analysis, the objective of which was to analyze the Individual Development Plan (PDI) in the curricular matrix of the Degree in Pedagogy at the Federal University of Pernambuco and its implications for the inclusive practices of students and future teachers in the context of a regular classroom. The documentary analysis focused on the analysis of the curriculum matrix. It is worth mentioning that the field research sought to understand the construction of knowledge of five students in the final periods of the pedagogy degree course about the PDI and its impact on the educational context. The data demonstrated that the course's PPC reflects an institutional commitment to inclusion. However, the discussion about the PDI and curricular adaptation appears superficially, without explicit mentions. In field research, participants reveal that PDI occurred predominantly in extracurricular contexts. This disparity reveals a flaw in the training process, which does not provide graduates with robust practical training for the application of inclusive strategies in Basic Education. As a result, there is a need for curricular reformulation, expanding the possibilities of disciplines dedicated to inclusion to integrate more practical tools, such as the PDI, which are essential for the development of an inclusive pedagogical exercise. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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