Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60412
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Vilde Gomes de | - |
dc.contributor.author | LIRA, Luiz Gustavo Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-14T16:31:09Z | - |
dc.date.available | 2025-02-14T16:31:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-11 | - |
dc.identifier.citation | LIRA, Luiz Gustavo. Exergames: uma análise integrativa a partir das aplicação da escola. 2025. Trabalho de Conclusão do Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60412 | - |
dc.description.abstract | Jogos eletrônicos se tornaram parte da vivência e do imaginário cultural, e de maneira direta, a cultura global, também afeta a escola.Uma das ramificações dos jogos eletrônicos é o exergame,jogos que fazem uso de controles aos quais usam o movimento corporal como controle dentro do jogo,através da captação de dados por uma câmera ou controles especiais,como o Kinect ou o Playstation VR.Com a ampla adoção do mesmos na ultima década e com o ambiente de estudo se tornando cada vez integrado com o digital, inclusive com a educação física,o estudo parte da seguinte questão “Quais os usos metodológicos de exergames no ambiente escolar ?”. Tomando a pergunta como norte, esse estudo busca identificar as possibilidades do uso metodológico em ambiente escolar, assim como outros componentes curriculares de atividades físicas, apontado pela literatura. O estudo será uma revisão integrativa ao qual, a partir do estabelecimento da pergunta norteadora,artigos serão selecionados das bases de dados científicas como Science Direct e Scielo,devido a sua ampla gama e acessibilidade no que diz respeito as suas bibliotecas, respeitado os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos,e com uso dos instrumentos de coletas sistematizados,serão feitos as coletas de dados,e posteriormente, a análise e discussão dos dados levantados, verificando se a hipótese levantada pela pergunta norteadora apresenta, se aplicando no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Exergames | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Exergames : uma análise integrativa a partir da aplicação da escola | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4528813687133300 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4572757960571445 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Electronic games have become part of the cultural experience and imagination, and in a direct way, the global culture also affects the school. within the game, through the capture of data by a camera or special controls, such as Kinect or Playstation VR. With their wide adoption in the last decade and with the study environment becoming increasingly integrated with digital, including physical education, the study starts from the following question “What are the methodological uses of exergames in the school environment?”. Taking the question as a guide, this study seeks to identify the possibility of methodological use in a school environment, as well as other curricular components of physical activity, pointed out by the literature. The study will be an integrative review to which, from the establishment of the guiding question, articles will be selected from scientific databases such as Science Direct and Scielo, due to their wide range and accessibility with regard to their libraries, respecting the established inclusion and exclusion criteria, and with the use of systematized collection instruments, collections will be made of data, and later, the analysis and discussion of the collected data, verifying if the hypothesis raised by the guiding question presents. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0005-5059-6425 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FORMATADO ATTENA.pdf | 503,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons