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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60395
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | HENRIQUE, Rafael dos Santos | - |
dc.contributor.author | SILVA, João Vitor de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T13:41:39Z | - |
dc.date.available | 2025-02-13T13:41:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, João Vitor de Araújo. Impacto da pandemia sobre o comportamento das 24H de movimento e sua influência sobre a aptidão física de escolares. 2025. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60395 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O cumprimento do comportamento das 24h tem trazido benefícios para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. No entanto, diante das mudanças causadas pelo isolamento social ainda não se sabe qual o impacto da pandemia sobre a relação entre o comportamento das 24h de movimento e a aptidão física. Objetivo: Analisar o impacto das restrições da pandemia sobre os comportamentos de 24h e sua influência sobre a aptidão física de crianças e adolescentes avaliados pré e pós pandemia. Metodologia: A amostra contou com a participação de 370 crianças e adolescentes do município de Lagoa do Carro, PE. Para avaliação do comportamento 24h foi aplicado o questionário Physical Activity Questionnaire for Adolescents e o questionário da versão em português do International Study of Childhood Obesity, Lifestyle and the Environment, enquanto a aptidãofísica foi usado os testes, PACER para capacidade aeróbia, shuttle run para agilidade, corrida de 20M para velocidade, preensão manual para força de membro superior, salto horizontal para membro inferior e sentar e alcançar para flexibilidade. O teste t pareado foi utilizado para analisar as diferenças médias das variáveis antropométricas e medidas de APF. Para analisar a diferença entres os grupos para aptidão física foi utilizada uma ANOVA ONE-WAY, com post hoc de Bonferroni quando necessário. Resultados: Apenas a atividade física demonstrou efeito de grupo significativo (p = ,000). Discussão: Entre 2018 e 2023, houve uma redução de 18,7% no cumprimento das recomendações de atividade física e de 23,8% nas recomendações de sono. Além disso, os sujeitos que atendem as recomendações de atividade física tendem a apresentar melhor desempenho cardiorrespiratório, agilidade, velocidade e força de membro inferior. Nossos resultados não mostram diferenças significativas na relação entre cumprir as recomendações de comportamento sedentário, sono e comportamento 24h com o desempenho da aptidão física antes e após a pandemia. Conclusão: Nossos resultados permitem concluir que os escolares ativos antes e após a pandemia tiveram melhor desempenho da aptidão física do que aqueles que consistentemente não praticavam atividade física. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PIBIC | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Comportamento Sedentário | pt_BR |
dc.subject | Sono | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Aptidão Física | pt_BR |
dc.title | Impacto da pandemia sobre o comportamento das 24H de movimento e sua influência sobre a aptidão física de escolares | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1308420348718829 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Adhering to the 24-hour movement behavior guidelines has brought benefits to the healthy development of children and adolescents. However, given the changes caused by social isolation, it is still unknown what impact the pandemic has had on the relationship between 24-hour movement behavior and physical fitness. Objective: To analyze the impact of pandemic restrictions on 24-hour movement behaviors and their influence on the physical fitness of children and adolescents assessed pre- and post-pandemic. Methodology: The sample included the participation of 370 children and adolescents from the municipality of Lagoa do Carro, PE. To assess 24-hour movement behavior, the Physical Activity Questionnaire for Adolescents and the Portuguese version of the International Study of Childhood Obesity, Lifestyle, and the Environment questionnaire were applied, while physical fitness was assessed using the following tests: PACER for aerobic capacity, shuttle run for agility, 20M run for speed, handgrip strength for upper limb strength, standing long jump for lower limb strength, and sit-and-reach for flexibility. A paired t-test was used to analyze the mean differences in anthropometric variables and physical fitness measures. To analyze the difference between groups for physical fitness, a one-way ANOVA was used, with Bonferroni post-hoc tests when necessary. Results: Only physical activity demonstrated a significant group effect (p = .000). Discussion: Between 2018 and 2023, there was an 18.7% reduction in compliance with physical activity recommendations and a 23.8% reduction in sleep recommendations. Additionally, subjects who meet physical activity recommendations tend to show better cardiorespiratory performance, agility, speed, and lower limb strength. Our results do not show significant differences in the relationship between meeting sedentary behavior, sleep, and 24-hour behavior recommendations and physical fitness performance before and after the pandemic. Conclusion: Our results suggest that schoolchildren who were physically active before and after the pandemic had better physical fitness performance than those who consistently did not engage in physical activity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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