Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60362

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARAÚBAS, Lúcia Maria de Andrade Silva-
dc.contributor.authorVALE, Thamila Mendes-
dc.date.accessioned2025-02-10T18:20:15Z-
dc.date.available2025-02-10T18:20:15Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.date.submitted2025-01-27-
dc.identifier.citationVALE, Thamila. A afetividade na Educação Inclusiva: processos socioafetivos que promovem a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60362-
dc.description.abstractEste estudo buscou investigar o papel da afetividade na prática pedagógica de profissionais que trabalham nos anos iniciais do ensino fundamental envolvidos no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante das dificuldades enfrentadas na inclusão dessas crianças em salas de aula regulares, tornou-se importante que os educadores refletissem sobre como os aspectos afetivos podem moldar sua abordagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram analisadas as respostas de nove professores que trabalham com crianças autistas em escolas públicas e privadas. Os resultados indicam que as mudanças estão acontecendo de forma gradual, com os participantes empenhados criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo por meio de estratégias que promovem interações respeitosas entre crianças com desenvolvimento típico e atípico. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Apesar de abordagens afetivas identificadas, o cenário de inclusão de crianças com autismo nos primeiros anos do Ensino Fundamental apresenta lacunas significativas, associadas a desafios persistentes e questões históricas, como a necessidade de uma formação inicial e continuada mais efetiva para os profissionais da educação.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.titleA afetividade na educação inclusiva: processos socioafetivos que promovem a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2462367645533714pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3587602792194018pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to investigate the role of affectivity in the pedagogical practices of professionals working in the early years of elementary education involved in the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). Given the challenges faced in including these children in regular classrooms, it became crucial for educators to reflect on how affective aspects can shape their approach. Using a qualitative methodology, responses from nine teachers working with autistic children in public and private schools were analyzed. The results indicate that changes are occurring gradually, with participants committed to creating a more welcoming and inclusive environment through strategies that foster respectful interactions between children with typical and atypical development. However, a long road still lies ahead. Despite the identified affective approaches, the inclusion scenario of children with autism in the early years of elementary education presents significant gaps, linked to persistent challenges and historical issues, such as the need for more effective initial and continuing training for education professionals.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Thamila Mendes do Vale.pdf400,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons