Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60362
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARAÚBAS, Lúcia Maria de Andrade Silva | - |
dc.contributor.author | VALE, Thamila Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-10T18:20:15Z | - |
dc.date.available | 2025-02-10T18:20:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-27 | - |
dc.identifier.citation | VALE, Thamila. A afetividade na Educação Inclusiva: processos socioafetivos que promovem a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60362 | - |
dc.description.abstract | Este estudo buscou investigar o papel da afetividade na prática pedagógica de profissionais que trabalham nos anos iniciais do ensino fundamental envolvidos no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante das dificuldades enfrentadas na inclusão dessas crianças em salas de aula regulares, tornou-se importante que os educadores refletissem sobre como os aspectos afetivos podem moldar sua abordagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram analisadas as respostas de nove professores que trabalham com crianças autistas em escolas públicas e privadas. Os resultados indicam que as mudanças estão acontecendo de forma gradual, com os participantes empenhados criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo por meio de estratégias que promovem interações respeitosas entre crianças com desenvolvimento típico e atípico. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Apesar de abordagens afetivas identificadas, o cenário de inclusão de crianças com autismo nos primeiros anos do Ensino Fundamental apresenta lacunas significativas, associadas a desafios persistentes e questões históricas, como a necessidade de uma formação inicial e continuada mais efetiva para os profissionais da educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.title | A afetividade na educação inclusiva: processos socioafetivos que promovem a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2462367645533714 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3587602792194018 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to investigate the role of affectivity in the pedagogical practices of professionals working in the early years of elementary education involved in the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). Given the challenges faced in including these children in regular classrooms, it became crucial for educators to reflect on how affective aspects can shape their approach. Using a qualitative methodology, responses from nine teachers working with autistic children in public and private schools were analyzed. The results indicate that changes are occurring gradually, with participants committed to creating a more welcoming and inclusive environment through strategies that foster respectful interactions between children with typical and atypical development. However, a long road still lies ahead. Despite the identified affective approaches, the inclusion scenario of children with autism in the early years of elementary education presents significant gaps, linked to persistent challenges and historical issues, such as the need for more effective initial and continuing training for education professionals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Thamila Mendes do Vale.pdf | 400,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons