Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60186
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Ana Lúcia Felix dos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Ingrid Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T11:51:43Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03T11:51:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ingrid Gomes. A gestão escolar frente ao projeto político pedagógico: implementação, monitoramento e avaliação em uma escola da Rede Municipal de Ensino do Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60186 | - |
dc.description.abstract | Diante da urgência de atender ao princípio da gestão democrática nas escolas públicas brasileiras, o presente trabalho visa contribuir no debate acerca do Projeto Político Pedagógico (PPP) como um importante instrumento de fortalecimento desse princípio. Nesse sentido, especificou-se como objetivo geral analisar como a participação da comunidade escolar tem se efetivado na implementação, monitoramento, avaliação e reformulação do PPP frente ao princípio da gestão democrática. Como objetivos específicos definiu-se: analisar o PPP da Escola, tendo em vista os elementos da participação e da gestão democrática que o constituem; identificar e analisar dispositivos legais da rede municipal de ensino que versem sobre a construção e acompanhamento do PPP; colaborar com a construção de uma proposta de monitoramento e avaliação do PPP da escola. As bases teóricas foram desenvolvidas a partir das temáticas como políticas educacionais (AZEVEDO, 2001; HOFLING, 2001; MARTINS, 2010), gestão escolar e gestão democrática (LUCK, 2006; DOURADO, 2006; BORDIGNON E GRACINDO, 2001; PARO, 2022) e projeto político pedagógico (DÁLMAS, 2002; GANDIN, 2013; VEIGA, 2009; GADOTTI, 2003). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso realizado numa escola da Rede Municipal de Recife, Regional 4, RPA 6. Os dados foram coletados através de documentos, entrevistas, aplicação de questionários e observações. Os resultados revelaram uma gestão escolar pouco envolvida com a participação efetiva da comunidade escolar no que tange a elaboração coletiva do projeto, as tomadas de decisões e a efetivação das ações. A pesquisa constatou, também, que o excesso de demandas burocráticas, projetos e programas educacionais, acabam por restringir no calendário letivo, o espaço para debates e reflexão acerca do fazer pedagógico da escola; e a democratização da gestão acaba por ficar à margem, com tomadas de decisões centralizadas e práticas educativas genéricas, sem levar em conta a identidade da instituição. No entanto, foi possível perceber uma possível mudança de percurso ao tomar o único órgão colegiado existente na escola, o conselho escolar, para fortalecer a participação e democratização na implementação do PPP. Nessa perspectiva, o estudo elaborou uma proposta de monitoramento e avaliação do PPP da escola de modo a corroborar com o fortalecimento desse processo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.title | A gestão escolar frente ao projeto político pedagógico : implementação, monitoramento e avaliação em uma escola da Rede Municipal de Ensino do Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1020511986090370 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4439575996103777 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Basica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Given the urgency of meeting the principle of democratic management in Brazilian public schools, this work aims to contribute to the debate about the Pedagogical Political Project (PPP) as an important instrument for strengthening this principle. In this sense, the general objective was to analyze how the participation of the school community has been effective in the implementation, monitoring, evaluation and reformulation of the PPP in light of the principle of democratic management. The specific objectives were defined: to analyze the School's PPP, taking into account the elements of participation and democratic management that constitute it; identify and analyze legal provisions of the municipal education network that deal with the construction and monitoring of the PPP; collaborate with the construction of a monitoring and evaluation proposal for the school’s PPP. The theoretical bases were developed based on themes such as educational policies (AZEVEDO, 2001; HOFLING, 2001; MARTINS, 2010), school management and democratic management (LUCK, 2006; DOURADO, 2006; BORDIGNON E GRACINDO, 2001; PARO, 2022) and political pedagogical project (DÁLMAS, 2002; GANDIN, 2013; VEIGA, 2009; GADOTTI, 2003). The research takes a qualitative approach, through a case study carried out in a school in the Municipal Network of Recife, Regional 4, RPA 6. The data was collected through documents, interviews, questionnaires and observations. The results revealed school management little involved in the effective participation of the school community in terms of the collective elaboration of the project, decision-making and implementation of actions. The research also found that the excess of bureaucratic demands, projects and educational programs end up restricting the space in the academic calendar for debates and reflection on the school's pedagogical activities, and the democratization of management ends up being left on the sidelines, with of centralized decisions and generic educational practices, without taking into account the identity of the institution. However, it was possible to perceive a possible change in direction by taking the only collegial body existing in the school, the school council, to strengthen participation and democratization in the implementation of the PPP. From this perspective, the study developed a proposal for monitoring and evaluating the school's PPP in order to corroborate the strengthening of this process. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ingrid Gomes Santos.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons