Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60179

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENDONÇA, Valeria Nepomuceno Teles de-
dc.contributor.authorTORRES, Assíria Marielle da Silva Dantas-
dc.date.accessioned2025-01-31T15:03:58Z-
dc.date.available2025-01-31T15:03:58Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationDANTAS, Assíria Marielle da Silva. A efetivação do direito à educação infantil das crianças migrantes warao em Recife-PE: Uma análise a partir das leis, planos e políticas municipais. 2024. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60179-
dc.description.abstractO estudo analisa a efetivação do direito à educação da primeira infância em Recife (PE), particularmente das crianças migrantes venezuelanas da etnia warao, bem como discute a efetivação do direito à educação das crianças na primeira infância no marco legal nacional e do Recife; identifica as demandas educacionais das crianças migrantes venezuelanas warao e avalia as tendências das políticas e planos para a primeira infância em Recife, diante das demandas educacionais das crianças migrantes venezuelanas warao. O método de pesquisa que proporcionou as bases lógicas da investigação foi o dialético. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, realizada com base em pesquisa bibliográfica e documental, que privilegiou os principais arcabouços legais, os planos e as políticas de níveis nacional e municipal, referentes aos direitos das crianças na primeira infância, entre o período de 2018 e 2022, marcado pela terceira e quarta ondas da migração venezuelana no Brasil. Quanto à apresentação das seções, após a apresentar considerações iniciais sobre a pesquisa; a segunda corresponde a um panorama acerca da migração e sua interface com o sistema capitalista, com destaque para a migração venezuelana no país. A terceira versa sobre a garantia do acesso à educação das crianças na primeira infância. Por último, a quarta seção retrata o direito à educação infantil e se desdobra em abordar como é assegurado às crianças warao. Entre as considerações finais, afirma-se que, apesar de Recife ter avanços na temática da primeira infância, com leis, planos, políticas, ações intersetoriais e articulações com setores privados, na dimensão “infância indígena” ainda se apresentam grandes desafios à educação dessa cidade, pois não há menção a essa demanda existente desde a interiorização em 2018. Com isso, a maior tendência observada é de que essas crianças não sejam vistas como sujeitos de direitos, mas apenas como sujeitos de ações pontuais e emergenciais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectWaraopt_BR
dc.titleA efetivação do direito à educação infantil das crianças migrantes warao em Recife-PE : Uma análise a partir das leis, planos e políticas municipaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4688197269510552pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7770001696976724pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxThe study analyzes the implementation of the right to early childhood education in Recife-PE, particularly of Venezuelan migrant children of the Warao ethnic group, as well as discussing the implementation of the right to early childhood education in the national and Recife legal framework; identifies the educational demands of Venezuelan Warao migrant children and evaluates trends in policies and plans for early childhood in Recife, given the educational demands of Venezuelan Warao migrant children. The research method that provided the logical bases of the investigation was the dialectical method. This is a qualitative research of an exploratory nature, carried out based on bibliographical and documentary research, which privileged the main legal frameworks, plans and policies at national and municipal level, referring to the rights of children in early childhood, between the period from 2018-2022, marked by the third and fourth wave of Venezuelan migration in Brazil. Regarding the presentation of the chapters, after presenting initial considerations about the research; the second corresponds to an overview of migration and its interface with the capitalist system, with emphasis on Venezuelan migration in the country. The third is about guaranteeing access to education for children in early childhood. Finally, the fourth chapter portrays the right to early childhood education, and explains how it is guaranteed to Warao children. Among the final considerations is that Recife has made progress in the area of early childhood with laws, plans, policies, intersectoral actions and articulations with private sectors, but the “indigenous childhood” dimension still presents itself as a major challenge, as there is no mention of this demand has existed since their internalization in 2018. As a result, the biggest trend observed is that these children are not seen as subjects of rights, but rather subjects of specific and emergency actions.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Assíria Marielle da Silva Dantas Torres.pdf1,78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons