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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60171

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBUENO, José Maurício Haas-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Nórthon Roberto Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-01-31T14:41:19Z-
dc.date.available2025-01-31T14:41:19Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Nórthon Roberto Ferreira de. Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness na inteligência emocional e níveis de Burnout de professores de escolas públicas: estudo controlado e randomizado. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60171-
dc.description.abstractA síndrome de burnout é resultado de um estresse crônico não gerenciado adequadamente no ambiente de trabalho, impactando negativamente indivíduos, organizações e a economia. Esse fenômeno social é especialmente prevalente entre professores, podendo afetar sua capacidade laboral e a qualidade da educação oferecida a crianças e adolescentes. Com base no modelo de Demandas e Recursos (JD-R), este estudo propôs a Inteligência Emocional (IE) como um recurso potencial para mitigar os efeitos do burnout e prevenir sua ocorrência entre professores. Utilizando o modelo de IE de Salovey e Mayer, que define IE como uma habilidade desenvolvível, foi realizado um ensaio clínico randomizado controlado. Este estudo avaliou os efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness (MBHP), com duração de 8 semanas, sobre a IE, o burnout e o nível de mindfulness em professores de escolas públicas brasileiras. A amostra consistiu em 136 participantes, divididos em grupo experimental (N = 65) e grupo controle em lista de espera (N = 71), em um desenho experimental longitudinal com pré-teste, pós-teste, follow-up e crossover. As hipóteses principais eram: 1) a intervenção aumentaria a IE e diminuiria o burnout, 2) a IE mediaria os efeitos da intervenção, e 3) a aderência ao mindfulness moderaria os efeitos da intervenção. As análises incluíram ANOVAs de medidas repetidas e análises de mediação e moderação. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os grupos experimental e controle pós-intervenção. A análise indicou que a IE não mediou os efeitos da intervenção, mas a aderência ao mindfulness desempenhou um papel moderador significativo. Estes achados são discutidos em detalhes na tese, juntamente com sugestões para pesquisas futuras.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMindfulnesspt_BR
dc.subjectBurnoutpt_BR
dc.subjectInteligência Emocionalpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnsaio Clínicopt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.titleEfeitos de uma intervenção baseada em mindfulness na inteligência emocional e níveis de Burnout de professores de escolas públicas : estudo controlado e randomizadopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDEMARZO, Marcelo Marcos Piva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8975093686727164pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234468186786568pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxBurnout syndrome is the result of chronic stress that is not adequately managed in the workplace, negatively impacting individuals, organizations and the economy. This social phenomenon is especially prevalent among teachers, which can affect their work capacity and the quality of education offered to children and adolescents. Based on the Demands and Resources (JD-R) model, this study proposed Emotional Intelligence (EI) as a potential resource to mitigate the effects of burnout and prevent its occurrence among teachers. Using Salovey and Mayer's EI model, which defines EI as a developable skill, a randomized controlled clinical trial was carried out. This study evaluated the effects of a mindfulness-based intervention (MBHP), lasting 8 weeks, on EI, burnout and the level of mindfulness in teachers from Brazilian public schools. The sample consisted of 136 participants, divided into an experimental group (N = 65) and a waiting list control group (N = 71), in a longitudinal experimental design with pre-test, post-test, follow-up and crossover. The main hypotheses were: 1) the intervention would increase EI and decrease burnout, 2) EI would mediate the effects of the intervention, and 3) adherence to mindfulness would moderate the effects of the intervention. Analyzes included repeated measures ANOVAs and mediation and moderation analyses. The results showed significant differences between the experimental and control groups post-intervention. The analysis indicated that EI did not mediate the effects of the intervention, but mindfulness adherence played a significant moderating role. These findings are discussed in detail in the thesis, along with suggestions for future research.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

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