Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60142
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA FILHO, Ivo de Andrade | - |
dc.contributor.author | FEITOSA, Mariana de Lira | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-30T14:32:26Z | - |
dc.date.available | 2025-01-30T14:32:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-30 | - |
dc.identifier.citation | FEITOSA, Mariana de Lira. Mikrokosmos: a Experiência de Estudantes Universitários Enquanto Armys no Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60142 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Em março de 2020, a OMS declarou estado de emergência devido à COVID-19 e medidas de isolamento foram adotadas, afetando o cotidiano de estudantes universitários e intensificando os níveis de sofrimento psíquico. O envolvimento em ocupações significativas de fãs serviram como forma de enfrentamento do sofrimento psíquico. Métodos: Esta pesquisa é um estudo de campo qualitativo de caráter exploratório, descritivo e explicativo. Realizada em Universidade de Recife-PE, envolveu estudantes de Terapia Ocupacional e fãs do BTS durante a pandemia. A coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas, seguindo a técnica de análise do discurso. Resultados e discussão: Ser fã do BTS e realizar atividades relacionadas ao grupo contribuiu para o enfrentamento do sofrimento psíquico. A música e a presença digital do grupo funcionaram como um canal de apoio emocional, ajudando os estudantes a lidarem com a incerteza, isolamento e distanciamento social trazidos pela pandemia. Conclusão: A pesquisa explorou como estudantes de Terapia Ocupacional vivenciaram mudanças ocupacionais e enfrentaram sofrimento psíquico durante a pandemia de COVID-19. O isolamento social e a transição para o ensino remoto aumentaram os níveis de sofrimento psíquico e o engajamento com o fandom do BTS e ações solidárias ajudaram os estudantes a manter a conexão social e a aliviar o sofrimento, destacando a importância de ocupações significativas para o bem-estar emocional e qualidade de vida. | pt_BR |
dc.format.extent | 15p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Distanciamento social | pt_BR |
dc.subject | Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.title | Mikrokosmos : a Experiência de Estudantes Universitários Enquanto Armys no Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5885105597735446 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6064295904436578 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: In March 2020, the WHO declared a state of emergency due to COVID-19, and isolation measures were adopted, impacting the daily lives of university students and intensifying levels of psychological distress. Engagement in meaningful fan activities served as a coping mechanism for psychological suffering. Methods: This research is a qualitative field study of an exploratory, descriptive, and explanatory nature. Conducted at the University of Recife-PE, it involved Occupational Therapy students and BTS fans during the pandemic. Data collection included semi-structured interviews, following discourse analysis techniques. Results and discussion: Being a fan of BTS and engaging in activities related to the group contributed to coping with psychological distress. The group's music and digital presence served as a channel of emotional support, helping students deal with the uncertainty, isolation, and social distancing brought on by the pandemic.Conclusion: The research explored how Occupational Therapy students experienced occupational changes and faced psychological suffering during the COVID-19 pandemic. Social isolation and the transition to remote learning increased psychological distress, and engagement with the BTS fandom and solidarity actions helped students maintain social connections and alleviate suffering, highlighting the importance of meaningful occupations for emotional well-being and quality of life. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-2865-5270 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-MARIANA DE LIRA FEITOSA.pdf Item embargado até 2026-01-31 | 211,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons