Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60126

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDIAS, Gabriela Figueiredo-
dc.contributor.authorCARDOSO, Claudia Virginia de Andrade-
dc.contributor.authorSANTOS, Gerlane Tavares dos-
dc.date.accessioned2025-01-30T11:37:55Z-
dc.date.available2025-01-30T11:37:55Z-
dc.date.issued2023-04-22-
dc.date.submitted2025-01-20-
dc.identifier.citationCARDOSO, Claudia Virginia de Andrade; SANTOS, Gerlane Tavares dos. Dificuldades com o modelo de ensino remoto: experiências dos discentes do curso de Secretariado Executivo da UFPE durante o período da pandemia de Covid-19. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60126-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral investigar as dificuldades enfrentadas pelos discentes do curso de secretariado executivo da UFPE durante o período pandêmico. O estudo contribuirá para compreender os desafios que cercaram esses alunos durante o período de pandemia do COVID-19 quando foi aplicado de forma emergencial o ensino remoto, além de ajudar a compreender como eles lidavam com essas dificuldades. Para tanto foi aplicada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, onde os dados foram colhidos através de um questionário aplicado aos discentes que cursaram disciplinas no período da pandemia na graduação em Secretariado Executivo na UFPE, campus Recife. Os resultados apontaram diversas dificuldades durante esse período, tais como: falta de concentração, dificuldades de ler nas telas dos computadores e celulares, sobrecarga de atividades e dificuldades de contato com alguns setores da universidade. Apontadas essas dificuldades, a maioria dos alunos em uma pergunta sobre autoavaliação indicaram seu nível de aprendizagem como médio. Através dos resultados obtidos a universidade, coordenação do curso e discentes dispõe de um material com dados que servem de base para futuras melhorias acerca de problemáticas que surgiram no momento pandêmico, mas que se perpetuam até os dias atuais, além de identificar quais pontos positivos foram encontrados nesse período e que geram aprendizados.pt_BR
dc.format.extent17p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelo de Ensino Remotopt_BR
dc.subjectPeríodo Pandêmicopt_BR
dc.subjectDificuldades dos Discentespt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.titleDificuldades com o modelo de ensino remoto: experiências dos discentes do curso de Secretariado Executivo da UFPE durante o período da pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2384211898462679pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0745543074090271pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8120227009277663pt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this study was to investigate the difficulties faced by students in the Executive Secretariat course at UFPE during the pandemic. The study will contribute to understanding the challenges that surrounded these students during the COVID-19 pandemic, when remote learning was implemented on an emergency basis, in addition to helping to understand how they dealt with these difficulties. To this end, a descriptive study with a quantitative approach was applied, where data were collected through a questionnaire applied to students who took courses during the pandemic in the Executive Secretariat undergraduate course at UFPE, Recife campus. The results indicated several difficulties during this period, such as: lack of concentration, difficulties reading on computer and cell phone screens, overload of activities, and difficulties in contacting some sectors of the university. When these difficulties were highlighted, most students indicated their learning level as average in a self-assessment question. Through the results obtained, the university, course coordinators and students have access to material containing data that serves as a basis for future improvements regarding problems that arose during the pandemic but that continue to this day, in addition to identifying which positive points were found during this period and which generate learning.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências sociais aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0001-1851-3045pt_BR
dc.identifier.orcid0009-0005-9946-8053pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Claudia_Gerlane_Dificuldades com o modelo de ensino remoto.pdfConcluído312,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons