Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60091

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARAÚBAS, Lúcia Maria de Andrade da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Geovanna Correia Soares da-
dc.date.accessioned2025-01-28T19:47:40Z-
dc.date.available2025-01-28T19:47:40Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.date.submitted2025-01-02-
dc.identifier.citationSILVA, Geovanna Correia Soares da. A Educação Emocional no Ambiente Escolar: Possibilidades e Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60091-
dc.description.abstractEste artigo explora a relação entre o bem-estar emocional e o desempenho escolar de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Adotando uma abordagem qualitativa com base em observações e entrevistas, o estudo destaca como a educação emocional no ambiente escolar pode influenciar o comportamento dos alunos, prevenir práticas de bullying e promover um ambiente mais inclusivo. A pesquisa analisou as estratégias de intervenção adotadas pelas professoras para fortalecer o bem-estar emocional dos estudantes e, consequentemente, melhorar seu desempenho escolar. Os relatos das professoras revelaram a falta de suporte para encaminhar os alunos tanto para avaliações quanto para acompanhamentos psicopedagógicos na rede pública. Além disso, constatou-se que a ausência de uma participação familiar mais ativa na escola impacta negativamente o desenvolvimento escolar das crianças. Assim, há uma necessidade urgente de políticas na rede que não apenas ampliem e aprimorem os mecanismos de encaminhamento para assistência psicopedagógica, mas também incentivem uma maior participação da família, agilizando o atendimento dos alunos e prevenindo o agravamento de suas necessidades.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Emocionalpt_BR
dc.subjectBem- Estar Emocionalpt_BR
dc.subjectDesempenho Escolarpt_BR
dc.titleA educação emocional no ambiente escolar: possibilidades e desafios nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8751900418048942pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3587602792194018pt_BR
dc.description.abstractxThis article explores the relationship between emotional well-being and academic performance in children in the early years of primary school. Adopting a qualitative approach based on observations and interviews, the study highlights how emotional education in the school environment can influence student behavior, prevent bullying and promote a more inclusive environment. The research analyzed the intervention strategies adopted by teachers to strengthen students' emotional well-being and, consequently, improve their academic performance. The teachers' reports revealed the lack of support to refer students for both assessments and psycho-pedagogical support in the public school system. Furthermore, it was found that the absence of more active family participation at school negatively impacts children's academic development. Therefore, there is an urgent need for policies in the network that not only expand and improve referral mechanisms for psycho-pedagogical assistance, but also encourage greater family participation, streamlining student care and preventing the worsening of their needs.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Psicologia, Inclusão e Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4753201283196524pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Geovanna Correia Soares da Silva.pdf311,39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons