Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60091
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARAÚBAS, Lúcia Maria de Andrade da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Geovanna Correia Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T19:47:40Z | - |
dc.date.available | 2025-01-28T19:47:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Geovanna Correia Soares da. A Educação Emocional no Ambiente Escolar: Possibilidades e Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60091 | - |
dc.description.abstract | Este artigo explora a relação entre o bem-estar emocional e o desempenho escolar de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Adotando uma abordagem qualitativa com base em observações e entrevistas, o estudo destaca como a educação emocional no ambiente escolar pode influenciar o comportamento dos alunos, prevenir práticas de bullying e promover um ambiente mais inclusivo. A pesquisa analisou as estratégias de intervenção adotadas pelas professoras para fortalecer o bem-estar emocional dos estudantes e, consequentemente, melhorar seu desempenho escolar. Os relatos das professoras revelaram a falta de suporte para encaminhar os alunos tanto para avaliações quanto para acompanhamentos psicopedagógicos na rede pública. Além disso, constatou-se que a ausência de uma participação familiar mais ativa na escola impacta negativamente o desenvolvimento escolar das crianças. Assim, há uma necessidade urgente de políticas na rede que não apenas ampliem e aprimorem os mecanismos de encaminhamento para assistência psicopedagógica, mas também incentivem uma maior participação da família, agilizando o atendimento dos alunos e prevenindo o agravamento de suas necessidades. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Emocional | pt_BR |
dc.subject | Bem- Estar Emocional | pt_BR |
dc.subject | Desempenho Escolar | pt_BR |
dc.title | A educação emocional no ambiente escolar: possibilidades e desafios nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8751900418048942 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3587602792194018 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article explores the relationship between emotional well-being and academic performance in children in the early years of primary school. Adopting a qualitative approach based on observations and interviews, the study highlights how emotional education in the school environment can influence student behavior, prevent bullying and promote a more inclusive environment. The research analyzed the intervention strategies adopted by teachers to strengthen students' emotional well-being and, consequently, improve their academic performance. The teachers' reports revealed the lack of support to refer students for both assessments and psycho-pedagogical support in the public school system. Furthermore, it was found that the absence of more active family participation at school negatively impacts children's academic development. Therefore, there is an urgent need for policies in the network that not only expand and improve referral mechanisms for psycho-pedagogical assistance, but also encourage greater family participation, streamlining student care and preventing the worsening of their needs. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4753201283196524 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Geovanna Correia Soares da Silva.pdf | 311,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons