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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60069

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDAMASCENA, Elielson Oliveira-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Adriana Maria de-
dc.date.accessioned2025-01-28T12:00:15Z-
dc.date.available2025-01-28T12:00:15Z-
dc.date.issued2024-05-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Adriana Maria de. A vulnerabilidade e o bem-estar financeiro de consumidoras de crédito: um estudo com microempreendedoras Individuais do APL de confecções do Agreste de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60069-
dc.description.abstractNo contexto contemporâneo, têm sido recorrentes situações em que gestores de negócios individuais como consumidores deparam-se com a vulnerabilidade, trazendo implicações ao seu bem-estar financeiro. Ao mesmo tempo em que a expansão da oferta de crédito possibilita novas demandas na sociedade de consumo, o seu acesso pode envolver uma complexidade de aspectos e consequências. Diante desse panorama, objetivamos investigar as situações de vulnerabilidade no consumo de crédito e seus desdobramentos no bem-estar financeiro de microempreendedoras individuais do APL de Confecções do Agreste de Pernambuco. Quanto aos métodos, a pesquisa se caracteriza por ser qualitativa, cuja coleta dos dados partiu de uma pesquisa de campo, por meio de 23 entrevistas semiestruturadas e observação não participante. Pela técnica de análise de conteúdo, adotamos os procedimentos com as transcrições das entrevistas para estabelecer os principais eixos da investigação. Osresultados explicitam fatores que desencadeiam condições de vulnerabilidade no consumo de crédito pelas mulheres do estudo e acabam por afetar o seu bem-estar financeiro. Além disso, emergiram das falas das entrevistadas ocorrências de estratégias de reclamação, realização e recursos sociais para enfrentamento das principais dificuldades no acesso ao crédito. Diante de uma realidade de MEIs, situadas nas cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, de reduzida interseção com a educação financeira, das insatisfações com a instabilidade do mercado, de juros e burocracia das instituições bancárias, dos riscos de endividamentos, dos obstáculos financeiros por questões de gênero, entre outras condições, os dados evidenciam a necessidade de uma maior mobilização para minimizar a vulnerabilidade ainda persistente no consumo de crédito. Logo, a pesquisa aponta caminhos e novas reflexões transformativas para o consumo de crédito, em particular atenção às MEIs pernambucanas de confecções, ampliando a visão para situações de vulnerabilidade, em um mundo de ordem financeira, impactado por desigualdades de gênero.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVulnerabilidade de consumidoraspt_BR
dc.subjectbem-estar financeiropt_BR
dc.subjecteducação financeirapt_BR
dc.subjectconsumo de créditopt_BR
dc.subjectAPL de Confecções do Agreste de Pernambucopt_BR
dc.titleA vulnerabilidade e o bem-estar financeiro de consumidoras de crédito : um estudo com microempreendedoras Individuais do APL de confecções do Agreste de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9144078755315768pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxIn the contemporary context, situations in which individual business managers and consumers face vulnerability have been recurrent, with implications for their financial well-being. While the expansion of credit supply enables new demands in the consumer society, access to credit can involve a complex set of aspects and consequences. Given this scenario, we aimed to investigate situations of vulnerability in credit consumption and their consequences for the financial well-being of individual microentrepreneurs in the APL de Confecções do Agreste de Pernambuco. Regarding the methods, the research is characterized by being qualitative, with data collection based on field research, through 23 semi-structured interviews and non participant observation. Using the content analysis technique, we adopted the procedures with the interview transcripts to establish the main axes of the investigation. The results explain factors that trigger conditions of vulnerability in the consumption of credit by the women in the study and end up affecting their financial well-being. Furthermore, the interviewees’ statements revealed occurrences of complaint strategies, implementation strategies and social resources to address the main difficulties in accessing credit. Given the reality of MEIs, located in the cities of Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe and Toritama, with little intersection with financial education, dissatisfaction with market instability, interest rates and bureaucracy of banking institutions, debt risks, financial obstacles due to gender issues, among other conditions, the data highlight the need for greater mobilization to minimize the still persistent vulnerability in credit consumption. Therefore, the research points to paths and new transformative reflections for credit consumption, with particular attention to MEIs in Pernambuco’s clothing industry, broadening the vision for situations of vulnerability, in a world of financial order, impacted by gender inequalities.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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