Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60063
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Inara Ribeiro | - |
dc.contributor.author | ALVES, Fernanda Gonçalves | - |
dc.contributor.author | SÁ, Nélia Pereira Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T19:17:31Z | - |
dc.date.available | 2025-01-27T19:17:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-25 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Fernanda Gonçalves; SÁ, Nélia Pereira Lima de. MULHERES, DORAMAS (K-DRAMAS) E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma proposta de intervenção para o 9º ano do ensino fundamental II. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60063 | - |
dc.description.abstract | Ensinar exige planejamento, elaboração de estratégias e metodologias que sejam significativas para os discentes. Por isso, antes de entrar na sala de aula, o professor deve refletir sobre “o que”, “como” e “para quem” está ensinando, alinhando suas aulas a fatores como o currículo, os conhecimentos pedagógicos, os conhecimentos específicos e a compreensão do mundo. Ao ensinar a língua portuguesa nas escolas, o docente precisa integrar todos esses fatores em sua práxis pedagógica, considerando metodologias que realcem o protagonismo do educando, procurando ir além do ensino da gramática. É fundamental, assim, abordar em sala de aula as multilinguagens e os diversos contextos culturais presentes na sociedade, numa perspectiva de multiletramentos. Além disso, como a língua portuguesa é construída na coletividade, nas interações sociocomunicativas, e como o objetivo da educação é formar cidadãos críticos e reflexivos, é importante que em suas aulas os docentes abordem temáticas de cunho social, como a representação da mulher. Ao trabalhar com essa temática, o docente de língua portuguesa pode utilizar metodologias ativas, como a sequência didática, além de explorar os diversos gêneros que circulam no meio social, como os gêneros televisivos, especificamente as séries, que simulam a realidade das pessoas e permitem um olhar mais analítico e reflexivo sobre a sociedade. Entre as séries que se destacam entre os jovens brasileiros estão os doramas (K-Dramas) sul-coreanos, cujo consumo no Brasil vem crescendo desde a pandemia. Ou seja, ao trabalhar a questão da mulher nas aulas de língua portuguesa, os docentes devem, além de articular a temática com seus conteúdos, considerar a cultura consumida pelos jovens, seja para fazer uma análise comparativa - já que ambos os países têm suas bases sociais no patriarcalismo - ou para utilizar suas produções artísticas como recursos didáticos durante as aulas. O fato é que, como a língua é uma construção coletiva, social e cultural, os docentes têm a liberdade de utilizar tudo o que o meio dispõe para desenvolver práticas sociocomunicativas e interativas, que incentivem os educandos a refletirem sobre o mundo que os cercam. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de intervenção nas aulas de língua portuguesa, com a finalidade de discutir, à luz dos diversos gêneros e dos multiletramentos, a temática da mulher na sociedade. A proposta foi fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na série televisiva sul-coreana “Oh! Minha Vênus”, sendo estruturada numa sequência didática com sete etapas, abrangendo 14 aulas, utilizando recursos didáticos variados, como textos multimodais. Ademais, a abordagem multicultural proposta visa promover o engajamento coletivo e a participação ativa dos estudantes, fomentando a construção de uma cultura de paz dentro e fora da sala de aula. Portanto, é essencial que os professores compreendam como os discentes interagem em seu dia a dia e quais culturas consomem, a fim de elaborar estratégias educacionais que atendam às suas necessidades e promovam mudanças atitudinais. | pt_BR |
dc.format.extent | 98p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.title | MULHERES, DORAMAS (K-DRAMAS) E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Uma Proposta de Intervenção para o 9º ano do Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6816085555839706 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9888291080893337 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4819793183075443 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Teaching requires planning, developing strategies and methodologies that are meaningful to students. Therefore, before entering the classroom, teachers must reflect on “what”, “how” and “for whom” they are teaching, aligning their classes with factors such as the curriculum, pedagogical knowledge, specific knowledge and understanding of the world. When teaching Portuguese in schools, teachers need to integrate all of these factors into their pedagogical practice, considering methodologies that highlight the leading role of the student, seeking to go beyond teaching grammar. It is therefore essential to address multilingualism and the diverse cultural contexts present in society in the classroom, from a multiliteracy perspective. Furthermore, since the Portuguese language is constructed collectively, in socio-communicative interactions, and since the goal of education is to form critical and reflective citizens, it is important that teachers address social issues in their classes, such as the representation of women. When working with this theme, Portuguese language teachers can use active methodologies, such as didactic sequences, in addition to exploring the various genres that circulate in society, such as television genres, specifically series, which simulate people's reality and allow for a more analytical and reflective look at society. Among the series that stand out among young Brazilians are South Korean dramas (K-Dramas), whose consumption in Brazil has been growing since the pandemic. In other words, when working on the issue of women in Portuguese language classes, teachers must, in addition to articulating the theme with their content, consider the culture consumed by young people, whether to make a comparative analysis - since both countries have their social bases in patriarchy - or to use their artistic productions as teaching resources during classes. The fact is that, since language is a collective, social and cultural construction, teachers have the freedom to use everything the environment has to offer to develop socio-communicative and interactive practices that encourage students to reflect on the world around them. In view of the above, the present work aims to develop a proposal for intervention in Portuguese language classes, with the purpose of discussing, in light of the various genres and multiliteracies, the theme of women in society. The proposal was based on the National Common Curricular Base (BNCC) and the South Korean television series “Oh! My Venus”, and is structured in a didactic sequence with seven stages, covering 14 classes, using varied didactic resources, such as multimodal texts. Furthermore, the proposed multicultural approach aims to promote collective engagement and active participation of students, fostering the construction of a culture of peace inside and outside the classroom. Therefore, it is essential that teachers understand how students interact in their daily lives and which cultures they consume, in order to develop educational strategies that meet their needs and promote attitudinal changes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distância | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0002-6463-8196 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Fernanda Gonçalves Alves e Nélia Pereira Lima de Sá.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons