Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60030

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANCHES, Luiz Miguel Picelli-
dc.contributor.authorSANTOS, Ellen Caroline da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-27T12:12:10Z-
dc.date.available2025-01-27T12:12:10Z-
dc.date.issued2024-10-04-
dc.date.submitted2025-01-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Ellen Caroline da Silva. Conhecimento dos enfermeiros acerca do Transtorno do Espectro Autista em crianças na atenção primária. 2025. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60030-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como principal objetivo avaliar o nível de conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca do Transtorno do Espectro Autista em crianças na atenção primária em Vitória de Santo Antão. Trata-se de uma pesquisa de natureza observacional transversal de abordagem quanti-qualitativa. Como resultado foi revelado que o nível de conhecimento dos enfermeiros na atenção primária acerca do autismo está abaixo do esperado. Embora 100% dos enfermeiros afirmem conhecer o TEA, 22,73% não se sentem aptos a utilizar métodos de identificação e classificação do transtorno, e muitos não conseguem aplicar esses conhecimentos de maneira adequada. Por fim, é evidente uma lacuna na formação dos profissionais e, por isso, é crucial promover capacitação contínua para garantir um atendimento eficaz e humanizado às crianças autistas e suas famílias.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAssistência de enfermagempt_BR
dc.titleConhecimento dos enfermeiros acerca do transtorno do espectro autista em crianças na atenção primáriapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDAMÁZIO, Simara Lopes Cruz-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9407002932402824pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5335858117403492pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this study was to evaluate the level of knowledge of nursing professionals about Autism Spectrum Disorder in children in primary care in Vitória de Santo Antão. This is a cross-sectional observational study with a quantitative and qualitative approach. As a result, it was revealed that the level of knowledge of nurses in primary care about autism is below expectations. Although 100% of nurses claim to know ASD, 22.73% do not feel able to use methods to identify and classify the disorder, and many are unable to apply this knowledge appropriately. Finally, a gap in professional training is evident and, therefore, it is crucial to promote continuous training to ensure effective and humanized care for autistic children and their families.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagempt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5751248477932246pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-9109-4048pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ELLEN CAROLINE - REPOSITÓRIO.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-01-25
2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons