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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59944
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato | - |
dc.contributor.author | SILVA, Francyscleyde Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T15:30:20Z | - |
dc.date.available | 2025-01-22T15:30:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Francyscleyde Bezerra. A formação continuada de professores/as que lecionam matemática para surdos/as nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios da prática docente no ensino regular. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59944 | - |
dc.description.abstract | A formação continuada de professores/as que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental é uma temática que traz grandes discussões e retrata o status quo do compromisso dos/as inúmeros/as agentes da educação. Esse debate se torna restrito quando se refere ao ensino da matemática para surdos/as, trazendo à tona inquietações e desafios à prática docente. No município de Pesqueira, agreste pernambucano, as estratégias vivenciadas nas formações direcionadas a esses/as profissionais nos provocaram diversas reflexões e inquietações. Assim, objetivamos analisar, nos documentos oficiais, a interferência da formação continuada na prática docente de professores/as de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental que atuam com alunos/as surdo/as. Para tanto, buscamos: identificar os princípios fundamentais acerca da matemática para surdos/as na formação continuada; refletir sobre como a Secretaria Municipal de Educação de Pesqueira-PE vivencia os conhecimentos pertinentes à formação continuada dos/as docentes que lecionam matemática a pessoas surdas dos anos iniciais; e verificar, nos documentos oficiais usados na formação continuada, aspectos de práticas inclusivas para pessoas com surdez. Considerando o teor deste trabalho, o percurso metodológico foi estruturado a partir de uma abordagem qualitativa, tangenciando uma pesquisa básica com objetivos descritivos, por meio da análise dos documentos oficiais que embasam as formações continuadas dos/as docentes que integram o quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Pesqueira-PE, que ministram aulas de matemática para o público aqui em tela. A Análise de Conteúdo de Bardin (2006) foi utilizada para melhor compreensão dos fenômenos envolvidos. Constatamos que a prática docente dos/as professores/as regentes de matemática em salas regulares com surdos/as incluídos/as ainda está pautada em uma perspectiva generalista, com princípios fundamentados na filosofia oralista, o que não oportuniza aos/às estudantes com surdez igualdade no acesso ao conhecimento matemático, afetando seu desenvolvimento pedagógico. Dialogando com os dados do cenário da pesquisa, percebemos que a formação continuada corrobora uma prática docente voltada para um ensino de matemática excludente e classificatório, revelando um desacerto na direção das formações daqueles/as que estão diretamente envolvidos/as no ensino de matemática a estudantes com identidade e características surdas, na etapa primordial da educação básica: os anos iniciais do ensino fundamental. Com essas provocações, somos estimulados a caminhar sob novos olhares e perspectivas nos campos teórico e prático, com o pensamento debruçado sobre o tema e em conformidade com um viés orientado para uma educação inclusiva, com a responsabilidade de tornar a matemática acessível a todos/as, respeitando os distintos direitos de aprendizagem a partir da diversidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.title | A formação continuada de professores/as que lecionam matemática para surdos/as nos anos iniciais do ensino fundamental : desafios da prática docente no ensino regular | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3867401258959887 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2283602616022619 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The continued training of teachers who teach mathematics in the early years of Elementary School is a topic that brings about great discussions and portrays the status quo of the commitment of countless education agents. This debate becomes restricted when it refers to teaching mathematics to the deaf, bringing to light concerns and challenges to teaching practice. In the municipality of Pesqueira, in the countryside of Pernambuco, the strategies experienced in the training aimed at these professionals caused us several reflections and concerns. Thus, we aim to analyze, in official documents, the interference of continuing education in the teaching practice of mathematics teachers in the initial years of Elementary School who work with deaf students. To this end, we seek to: identify the fundamental principles regarding mathematics for deaf people in continuing education; reflect on how the Municipal Department of Education of Pesqueira-PE experiences the knowledge relevant to the continued training of teachers who teach mathematics to deaf people in the early years; and verify, in the official documents used in continuing education, aspects of inclusive practices for people with deafness. Considering the content of this work, the methodological path was structured based on a qualitative approach, approaching basic research with descriptive objectives, through the analysis of official documents that support the continued training of teachers who are part of the Secretariat's professional staff. Municipal Education of Pesqueira-PE, who teach mathematics classes to the public here on screen. Bardin's Content Analysis (2006) was used to better understand the phenomena involved. We found that the teaching practice of mathematics teachers in regular classrooms with deaf people included is still based on a generalist perspective, with principles based on oralist philosophy, which does not provide opportunities for deaf students to have equality in access to mathematical knowledge, affecting their pedagogical development. Dialoguing with the data from the research scenario, we realized that continued training corroborates a teaching practice focused on excluding and classificatory mathematics teaching, revealing a mistake in the direction of the training of those who are directly involved in teaching mathematics to students with deaf identity and characteristics, in the primordial stage of basic education: the initial years of Elementary School. With these provocations, we are encouraged to walk through new perspectives and perspectives in the theoretical and practical fields, with our thoughts focused on the topic and in accordance with a bias towards inclusive education, with the responsibility of making mathematics accessible to everyone, respecting the different rights of learning based on diversity. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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