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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59929

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro-
dc.contributor.authorZUZART, Lais Costa-
dc.date.accessioned2025-01-22T12:43:46Z-
dc.date.available2025-01-22T12:43:46Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.citationZUZART, Lais Costa. O uso da argumentação na formação de professores de ciências: contribuições e potencialidades para uma educação antirracista. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59929-
dc.description.abstractNo Ensino de Ciências, estratégias metodológicas para a implementação da Lei 10.639/03 vêm sendo desenvolvidas e aprimoradas gradualmente ao longo dos anos, sendo difundidas, cada vez mais, pesquisas voltadas para a Educação Antirracista. Não obstante, o que se observa no cotidiano das práticas educacionais são currículos e práxis docentes que não contemplam tais estratégias. Considera-se, portanto, que a formação de professores de Ciências deve ter espaço para discutir a educação antirracista, uma vez que essa formação permitirá ao docente o desenvolvimento de práticas que vão de encontro aos discursos de preconceito e intolerância ainda difundidos socialmente. Acredita-se que, pelo fato das Ciências da Natureza se constituírem em importante referencial para a interpretação de fenômenos e problemas sociais, os professores de ciências devem ser capazes de inserir, em seu exercício docente, práticas metodológicas que permitam tais interpretações. Nessa perspectiva, considera-se que estratégias metodológicas que incitem a argumentação dos estudantes se mostram eficazes na promoção e manutenção de discussões das relações étnico-raciais nas salas de aula de ciências e, por esse motivo, devem ser viabilizadas através da formação dos professores. Este trabalho propõe-se, portanto, a investigar quais contribuições o uso da argumentação em sala de aula pode proporcionar para a formação de professores de ciências em relação à promoção de uma educação antirracista. A pesquisa foi realizada através da implementação de um curso de formação de professores para estudantes dos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados mostraram que a formação de professores contribuiu substancialmente no desenvolvimento de habilidades relacionados à promoção de um ensino antirracista por meio da argumentação, tendo em vista que a integração da abordagem argumentativa à abordagem antirracista proporcionou, aos professores, que o conteúdo científico fosse conectado às discussões relacionadas à ERER de forma mais produtiva, possibilitando discussões mais aprofundadas, bem como fornecendo uma unidade de análise que contempla tanto o conhecimento científico ́, quanto a ERER, o que uma abordagem tradicional não mostrou contemplar. Os resultados também apontam para a necessidade de se pensar uma formação de professores que dê ênfase no desenvolvimento de habilidades relacionadas à mediação do processo argumentativo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectArgumentação no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
dc.subjectEducação para as Relações Étnico Raciaispt_BR
dc.titleO uso da argumentação na formação de professores de ciências : contribuições e potencialidades para uma educação antirracistapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3388398829228870pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6679679566313969pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxIn Science Teaching, methodological strategies for implementing the Law 10.639/03 have been developed and gradually improved over the years, with research aimed at Anti-Racist Education being increasingly disseminated. However, what is observed in everyday educational practices are curriculum and teaching praxis that do not include such strategies. It is therefore considered that the training of Science teachers must have space to discuss anti-racist education, since this training will allow teachers to develop practices that go against the discourses of prejudice and intolerance that are still socially widespread. It is believed that, because Natural Sciences constitute an important reference for the interpretation of phenomena and social issues, science teachers must be able to insert, in their teaching practice, methodological practices that allow such interpretations. From this perspective, it is considered that methodological strategies that encourage student argumentation are effective in promoting and maintaining discussions of ethnic-racial relations in science classrooms and, for this reason, should be made possible through teacher training. This work therefore proposes to investigate what contributions the use of argumentation in the classroom can provide for the training of science teachers in relation to the promotion of anti-racist education. The research was carried out through the implementation of a teacher training course for students of Chemistry and Physics at the Federal University of Pernambuco. The results showed that teacher training contributed substantially to the development of skills related to the promotion of anti-racist teaching through argumentation, considering that the integration of the argumentative approach to the anti-racist approach provided teachers with the possibility that scientific content was connected to discussions related to ERER in a more productive way, enabling more in-depth discussions, as well as providing a unit of analysis that contemplates both scientific knowledge and ERER, which a traditional approach has not shown to cover. The results also point to the need to think about teacher training that emphasizes the development of skills related to mediating the argumentative process.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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