Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59924
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Janssen Felipe da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Isaias da | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T11:51:07Z | - |
dc.date.available | 2025-01-22T11:51:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Isaias da. Práticas curriculares docente-gestoras das(os) professoras(es) responsáveis de escolas com classes multisseriadas do campo: anunciações presentes nos documentos oficiais da rede municipal de educação de Vitória de Santo Antão (PE). 2024. Tese (Doutorado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59924 | - |
dc.description | Arquivo trocado em: 11/07/2025 conforme solicitação do autor e autorização da PROPG via processo. | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta resultados da pesquisa de doutorado que teve como objeto de estudo “As práticas curriculares docente-gestoras das(as) professoras(es) responsáveis de escolas com classes multisseriadas do campo”. Partimos do pressuposto de que a prática curricular docente-gestora é forjada na relação colaborativa e comunitária, através do diálogo entre a escola e a comunidade. Assim, delimitamos como problema de pesquisa refletir sobre como são anunciadas as concepções e as práticas curriculares docente-gestoras das(os) professoras(es) responsáveis que atuam em escolas com classes multisseriadas do campo nos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação de Vitória de Santo Antão (PE). E elegemos como objetivo geral compreender como são anunciadas as concepções e as práticas curriculares docente-gestoras das(os) professoras(es) responsáveis que atuam em escolas com classes multisseriadas do campo nos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação de Vitória de Santo Antão-PE. Dessa forma, os objetivos específicos foram: I) Identificar e Caracterizar as concepções e as práticas curriculares docente-gestoras das(os) professoras(es) responsáveis em escolas com classes multisseriadas do campo presentes no Estatuto do Magistério Público do referido município e no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão; II) Identificar e caracterizar as concepções de Projeto Político-Pedagógico (PPP) de escolas com classes multisseriadas do campo e de territórios camponeses a partir os documentos oficiais e da realidade das escolas-territórios das(os) professoras(es) responsáveis que promovem suas práticas curriculares docente-gestoras e; III) Analisar as concepções e as práticas curriculares docente-gestoras das(os) professoras(es) responsáveis em escolas com classes multisseriadas do campo presentes nos Projetos Político-Pedagógicos. Esta pesquisa centra- se na abordagem teórico-metodológica dos Estudos Pós-Coloniais (Quijano, 2005; Mignolo, 2008a; 2008b; Walsh, 2008), que anunciam e denunciam as tentativas de silenciamento e negação impostas pela lógica colonial e nos possibilitam (re)construir processos e práticas curriculares outras que tomem como autores(as) os povos-territórios do campo e suas marcas socioculturais. Metodologicamente este estudo aproxima-se de uma pesquisa documental através de fontes documentais: Estatuto do Magistério Público do município pesquisado; o PCCR da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão e Projetos Político- Pedagógicos. Salientamos que nos aproximamos de 8 (oito) escolas com classes multisseriadas do campo da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão que possuem a atuação da(o) professora(or) responsável, através dos PPPs, dos questionários de caracterização e dos registros do diário de campo, com a finalidade de compreendermos o contexto do enunciado nos quais as fontes foram elaboradas. A interpretação dos dados se deu através da Análise de Conteúdo, via análise temática (Bardin, 2011; Vala, 1990). Os resultados desta pesquisa apontaram as disputas e as contradições político-epistêmicas presentes nos documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão em torno da prática curricular docente-gestora das(os) professoras(es) responsáveis que atuam em escolas com classes multisseriadas do campo, ao compreendermos que o Estatuto do Magistério Público da Vitória e PCCR da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão, documentos oficiais do município, não apresentam um olhar específico e diferenciado para as escolas com classes multisseriadas do campo articulado à prática docente-gestora da(o) professora(or) responsável. Assim, evidenciamos a relação entre a Política de Identidade (Mignolo, 2008a), apresentada nas legislações locais quando sinalizam as concepções e as práticas curriculares docente-gestoras das(os) professoras(es) responsáveis, e a necessidade dessas(es) profissionais centradas na Identidade na Política (Mignolo, 2008a). Percebemos que os PPPs das escolas apresentam uma perspectiva contextualizada e consideram que as especificidades territoriais e curriculares constituem as escolas com classes multisseriadas do campo. Esses elementos influenciam diretamente os saberes-fazeres das(os) professoras(es) responsáveis, promovendo, assim, uma prática curricular docente-gestora outra de forma colaborativa e comunitária na escola-comunidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação do campo; | pt_BR |
dc.subject | Escola com classes multisseriadas do campo | pt_BR |
dc.subject | Prática curricular docente-gestora | pt_BR |
dc.subject | Professora(or) responsável | pt_BR |
dc.subject | Estudos pós-coloniais | pt_BR |
dc.title | Práticas curriculares docente-gestoras das(os) professoras(es) responsáveis de escolas com classes multisseriadas do campo : anunciações presentes nos documentos oficiais da rede municipal de educação de Vitória de Santo Antão (PE) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FERREIRA, Michele Guerreiro | - |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7400508587983938 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents the results of doctoral research that studies "The curricular practices of teachers-managers responsible for schools with multigrade classes in rural areas." We start from the premise that the teacher-manager curricular practice is forged in a collaborative and community relationship, through dialogue between the school and the community. Thus, we define the research problem as: How are the conceptions and curricular practices of teacher-managers responsible for schools with multigrade classes in rural areas announced in the official documents of the Municipal Education Network of Vitória de Santo Antão-PE? And the general objective: To understand how the conceptions and curricular practices of teacher-managers responsible for schools with multigrade classes in rural areas are announced in the official documents of the Municipal Education Network of Vitória de Santo Antão-PE. In this way, the specific objectives are: I) To identify and characterize the conceptions and curricular practices of teacher-managers responsible for schools with multigrade classes in rural areas present in the Public Teaching Statute of Vitória and the Career, Positions, and Remuneration Plan (PCCR) of the Municipal Education Network of Vitória de Santo Antão; II) To identify and characterize the conceptions of the Pedagogical Political Project, schools with multigrade classes in rural areas, and rural territories from the official documents and the reality of the school-territories where the responsible teachers promote their curricular practices; and III) To analyze the conceptions and curricular practices of teacher-managers responsible for schools with multigrade classes in rural areas present in the Pedagogical Political Projects. This research is centered on the theoretical-methodological approach of Postcolonial Studies (Quijano, 2005; Mignolo, 2008a; 2008b; Walsh, 2008), which announce and denounce the attempts of silencing and denial imposed by the colonial logic and allow us to (re)construct other curricular processes and practices that take as authors the rural people-territories and their sociocultural marks. Methodologically, this study approaches a Documentary Research through documentary sources: the Public Teaching Statute of Vitória; the Career, Positions, and Remuneration Plan (PCCR) of the Municipal Education Network of Vitória de Santo Antão, and the Pedagogical Political Projects (PPPs). We emphasize that we approached eight (8) schools with multigrade classes in rural areas of the Municipal Education Network of Vitória de Santo Antão that have the performance of the Responsible Teacher, through the PPPs, characterization questionnaires, and field diary records, with the aim of understanding the context in which the sources were elaborated. The data analysis was carried out through Content Analysis, using thematic analysis (Bardin, 2011; Vala, 1990). The results of this research pointed to the political-epistemic disputes and contradictions present in the official documents of the Municipal Education Network of Vitória de Santo Antão-PE around the curricular practices of teacher-managers responsible for schools with multigrade classes in rural areas, concerning the relationship between Identity Politics (Mignolo, 2008a) presented in local legislation when signaling the conceptions and curricular practices of Responsible Teachers and the need for these professionals to be centered on Identity in Politics (Mignolo, 2008a). We realize that the PPPs of the schools present a contextualized perspective and consider the territorial and curricular specificities that constitute schools with multigrade classes in rural areas. These elements directly influence the knowledge-practices of the Responsible Teachers, thus promoting a different teacher-manager curricular practice in a collaborative and community way in the school- community. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Este trabajo presenta los resultados de la investigación doctoral que tiene como objeto de estudio "Las prácticas curriculares de los docentes-gestores responsables de escuelas con clases multigrado en áreas rurales". Partimos de la premisa de que la práctica curricular del docente-gestor se forja en una relación colaborativa y comunitaria, a través del diálogo entre la escuela y la comunidad. Así, delimitamos como problema de investigación: ¿Cómo se anuncian las concepciones y las prácticas curriculares de los docentes-gestores responsables que actúan en escuelas con clases multigrado en áreas rurales en los documentos oficiales de la Red Municipal de Educación de Vitória de Santo Antão-PE? Y como objetivo general: Comprender cómo se anuncian las concepciones y las prácticas curriculares de los docentes-gestores responsables que actúan en escuelas con clases multigrado en áreas rurales en los documentos oficiales de la Red Municipal de Educación de Vitória de Santo Antão-PE. De esta forma, los objetivos específicos son: I) Identificar y Caracterizar las concepciones y las prácticas curriculares de los docentes-gestores responsables en escuelas con clases multigrado en áreas rurales presentes en el Estatuto del Magisterio Público de Vitória y en el Plan de Cargos, Carreras y Remuneración-PCCR de la Red Municipal de Educación de Vitória de Santo Antão; II) Identificar las concepciones de Proyecto Político Pedagógico, de escuelas con clases multigrado en áreas rurales y de territorios campesinos a partir de los documentos oficiales y de la realidad de los territorios escolares donde los docentes responsables promueven sus prácticas curriculares; y III) Analizar las concepciones y las prácticas curriculares de los docentes-gestores responsables en escuelas con clases multigrado en áreas rurales presentes en los Proyectos Políticos Pedagógicos. Esta investigación se centra en el enfoque teórico-metodológico de los Estudios Poscoloniales (Quijano, 2005; Mignolo, 2008a; 2008b; Walsh, 2008), que anuncian y denuncian los intentos de silenciamiento y negación impuestos por la lógica colonial y nos permiten (re)construir otros procesos y prácticas curriculares que tomen como autores a los pueblos-territorios rurales y sus marcas socioculturales. Metodológicamente, este estudio se aproxima a una Investigación Documental a través de fuentes documentales: el Estatuto del Magisterio Público de Vitória; el Plan de Cargos, Carreras y Remuneración-PCCR de la Red Municipal de Educación de Vitória de Santo Antão, y los Proyectos Políticos Pedagógicos (PPPs). Enfatizamos que nos acercamos a ocho (8) escuelas con clases multigrado en áreas rurales de la Red Municipal de Educación de Vitória de Santo Antão que cuentan con la actuación del Docente Responsable, a través de los PPPs, cuestionarios de caracterización y registros del diario de campo, con el fin de comprender el contexto en el que se elaboraron las fuentes. El análisis de los datos se realizó a través del Análisis de Contenido, mediante análisis temático (Bardin, 2011; Vala, 1990). Los resultados de esta investigación señalaron las disputas y contradicciones político-epistémicas presentes en los documentos oficiales de la Red Municipal de Educación de Vitória de Santo Antão-PE en torno a las prácticas curriculares de los docentes-gestores responsables que actúan en escuelas con clases multigrado en áreas rurales, en lo que respecta a la relación entre la Política de Identidad (Mignolo, 2008a) presentada en la legislación local al señalar las concepciones y las prácticas curriculares de los Docentes Responsables y la necesidad de que estos profesionales se centren en la Identidad en la Política (Mignolo, 2008a). Nos damos cuenta de que los PPPs de las escuelas presentan una perspectiva contextualizada y consideran las especificidades territoriales y curriculares que constituyen las escuelas con clases multigrado en áreas rurales. Estos elementos influyen directamente en los saberes-haceres de los Docentes Responsables, promoviendo así una práctica curricular docente-gestora diferente de manera colaborativa y comunitaria en la escuela-comunidad. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8184765765618521 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Contemporânea / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Isaias da Silva.pdf | 15,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons