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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59917

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAGUIAR, Márcia Ângela da Silva-
dc.contributor.authorDIAS, Eduardo José dos Santos-
dc.date.accessioned2025-01-22T11:21:39Z-
dc.date.available2025-01-22T11:21:39Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.citationDIAS, Eduardo José dos Santos. Modernização da gestão da educação em Pernambuco e a relação público-privado: uma análise do Pacto pela Educação. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59917-
dc.description.abstractO Programa de Modernização da Gestão Pública em Pernambuco remete às duas gestões de Eduardo Campos (2007-2014), mas tem raízes nos governos de Jarbas Vasconcelos (1999-2006). Tal perspectiva de modernização da gestão culminou em uma política pública para o setor educacional denominado Pacto pela Educação (PPE). Esse movimento pela modernização da gestão encontra seu fulcro na Reforma do Aparelho de Estado, dos anos 1990, e desdobra-se no conjunto de transformações sociais do subsequente período do governo de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010). Certa tradição das ciências humanas brasileiras defende que o processo de modernização do país é, desde o início, conservador, tendo tomado uma via colonial, marcada pelo caráter autocrático de uma burguesia dependente dos imperativos das nações centrais do capitalismo e pelo alijamento das classes trabalhadoras das tomadas de decisão e do acesso aos direitos de cidadania. Nesse período de reestruturação pós-fordista da produção, hegemonia do capital financeiro mundializado e regulação neoliberal, a educação formal pública vem sendo privatizada, fenômeno que, do ponto de vista da gestão educacional, implica na subsunção dos meios e fins da educação básica aos imperativos de acumulação de capital. Essa agenda não é espontânea, mas fruto da incidência de reformadores empresariais nas políticas educacionais no sentido de estabelecer a lógica empresarial da accountability (avaliação, prestação de contas e responsabilização). O problema desta pesquisa foi saber se o PPE é parte da agenda de privatização da gestão educacional no estado, ou seja, seu objetivo geral teve por vistas analisar os componentes do programa, para compreender se apresenta características necessárias e suficientes que apontam para essa agenda de privatização. Para atingir esse intento, descreveu os marcos regulatórios desenvolvidos pelo programa de Modernização da Gestão Pública e alguns de seus antecedentes, analisou os elementos da administração de tipo gerencial nos documentos de referência do Programa de Modernização da Gestão Pública e do PPE e mapeou a incidência dos atores privados na política estadual pernambucana no período de implementação desta política. O método materialista histórico-dialético permitiu decompor a realidade abstrata em conceitos simples, a fim de encontrar contradições concretas e mediações específicas do fenômeno, lançando mão de técnicas de mapeamento, análise documental e análise de conteúdo temática. Os resultados encontrados indicam, nos dispositivos legais e documentos de referência do PPE, a incidência de um conjunto crescente de categorias analíticas que são próprias à lógica gerencialista. Além disso, o mapeamento de atores privados na política educacional do período mostrou forte incidência desses atores. Desta forma, foi possível afirmar que o PPE é parte da agenda de privatização da gestão educacional pública e mantém os elementos essenciais de uma perspectiva de modernização conservadora que se mantém na via colonial.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModernização da Gestãopt_BR
dc.subjectPacto pela Educaçãopt_BR
dc.subjectPrivatização da gestãopt_BR
dc.titleModernização da gestão da educação em Pernambuco e a relação público-privado : uma análise do Pacto pela Educaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2339303697120208pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445186556699560pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe Public Management Modernization Program in Pernambuco refers to the two administrations of Eduardo Campos but has its origins in the governments of Jarbas Vasconcelos. This perspective of modernizing management culminated in a public policy for the educational sector called "Pact for Education" (PPE). This movement towards modernizing management has its roots in the State Apparatus Reform of the 1990s and unfolds within the set of social transformations during the subsequents Lula and Dilma Rousseff administrations. Certain traditions within Brazilian human sciences argue that the country's modernization process has been inherently conservative from the beginning, following a colonial path marked by the autocratic nature of a bourgeoisie dependent on the imperatives of central capitalist nations and by the exclusion of the working classes from decision-making and access to citizenship rights. In this period of post-Fordist restructuring of production, the hegemony of globalized financial capital, and neoliberal regulation, public formal education has been privatized. From the perspective of educational management, this phenomenon implies the subordination of the means and ends of basic education to the imperatives of capital accumulation. This agenda is not spontaneous but rather the result of the influence of corporate reformers on educational policies to establish the entrepreneurial logic of accountability. The problem addressed in this research was to understand whether the PPE is part of the agenda to privatize educational management in the state, in other words, its general objective was to analyze the components of the program to comprehend whether it presents necessary and sufficient characteristics that point to this privatization agenda. To achieve this goal, the study described the regulatory frameworks developed by the Public Management Modernization Program and some of its antecedents, analyzed the elements of managerial-type administration in the reference documents of the PPE, and mapped the involvement of private actors in the educational policies of the state of Pernambuco during the implementation of this program. The Dialectical and Historical Materialism allowed the decomposition of abstract reality into simple concepts to identify concrete contradictions and specific mediations of the phenomenon, using techniques of mapping, documentary analysis, and thematic content analysis. The findings indicate the presence of an increasing set of analytical categories inherent to managerial logic in the legal provisions and reference documents of the PPE. Additionally, the mapping of private actors in the educational policy during the period showed a strong presence of these actors. Therefore, it was possible to affirm that the PPE is part of the agenda to privatize public educational management and maintains the essential elements of a conservative modernization perspective that follows a colonial path.pt_BR
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