Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59713

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAGUIAR, Flávio Menezes de-
dc.contributor.authorGAMBOA, Alexsandro Rogério Martins-
dc.date.accessioned2025-01-21T12:35:37Z-
dc.date.available2025-01-21T12:35:37Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.date.submitted2025-01-20-
dc.identifier.citationGAMBOA, Alexsandro Rogerio Martinspt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59713-
dc.description.abstractCom aproximadamente sete milhões de mortos no período de 2020 a 2022 em todo o mundo, a covid-19 marcou profundamente todos os setores da atividade humana. Este trabalho tenta levantar uma primeira e breve avaliação dos efeitos da referida pandemia no ensino médio em nossa localidade, a partir de dados oferecidos ao público pelos governos estadual e federal. O cenário proporcionado pela covid-19 e a recente proposta do Novo Ensino Médio constituem o pano de fundo para nossa pesquisa e são revistos inicialmente neste trabalho. Avaliações recentes do rendimento escolar realizados independentemente pelo Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Governo Estadual) e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Governo Federal) indicam resultados contraditórios quando é considerado o caso particular da Escola de Referência em Ensino Médio Saturnino de Brito, em Jaboatão dos Guararapes, onde o autor tem lecionado nos últimos três anos. Tal discrepância reflete a dificuldade em se quantificar dados complexos em um ambiente novo, o qual envolve ensino e avaliações remotos via internet em uma sociedade desigual, fortemente afetada na saúde física e mental em um contexto político de polarização extrema.pt_BR
dc.format.extent51pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleEnsino de física no contexto pós-pandemia de covid-19: o Novo ensino médio e um estudo de caso de uma escola estadual no município de Jaboatão dos Guararapespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0477132066851215pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1647493587621652pt_BR
dc.description.abstractxWith approximately seven million deaths in the period from 2020 to 2022 worldwide, covid-19 profoundly marked all sectors of human activity. This work attempts to raise a first and brief assessment of the effects of the said pandemic on secondary education in our locality, based on data offered to the public by the state and federal governments. The scenario provided by covid-19 and the recent proposal for the New Secondary School constitute the backdrop for our research and are initially reviewed in this work. Recent evaluations of school performance carried out independently by the Educational Evaluation System of Pernambuco (State Government) and by the Basic Education Evaluation System (Federal Government) indicate contradictory results when considering the particular case of the Reference School in Secondary Education Saturnino de Brito, in Jaboatão dos Guararapes, where the author has been teaching for the past three years. Such discrepancy reflects the difficulty in quantifying complex data in a new environment, which involves teaching and remote assessments via the internet in an unequal society, strongly affected in physical and mental health in a political context of extreme polarization.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DF) - Departamento de Física pt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Física (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7994-5415pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ALEXSANDRO ROGÉRIO MARTINS GAMBOA.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons