Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59695

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFRAZÃO, Cecília Maria Farias de Queiroz-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, KIMBERLIE LITSZA MEDEIROS DOS SANTOS-
dc.contributor.authorLIRA, MARIANA SANTANA DE-
dc.date.accessioned2025-01-20T18:31:12Z-
dc.date.available2025-01-20T18:31:12Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-12-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Kimberlie; LIRA, Mariana. Conhecimento acerca do transplante renal entre pacientes renais crônicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59695-
dc.description.abstractIntrodução: O transplante renal é a terapia de substituição renal ideal nos pacientes que estão em estágio avançado da doença renal crônica. Proporciona uma melhor qualidade de vida e exige cuidados contínuos, tais como: uso de imunossupressores, ações de autocuidado e acompanhamento regular ambulatorial por profissionais de saúde. Desta maneira, é fundamental que o paciente tenha conhecimento sobre sua doença e terapêutica para ter desfechos favoráveis à saúde. E como forma de mensurar o conhecimento dos pacientes acerca do transplante renal e com isso desenvolver estratégias de educação em saúde direcionadas a reais necessidades de cada paciente, há o “Kidney Transplant Understanding Tool” (K-TUT), o qual foi traduzido e validado para o contexto brasileiro, para ser utilizado pelos enfermeiros. Objetivo: Avaliar o conhecimento de pacientes renais crônicos sobre o transplante renal por meio da aplicação do Kidney Transplant Understanding Tool adaptado para o contexto brasileiro. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, que utilizou dados secundários oriundos do banco de dados da pesquisa “Validade baseada na estrutura interna do Kidney Transplant Understanding Tool - Brasil (K-TUT-BR)” que teve aprovação do Comitê de ética em pesquisa sob número do parecer: 5.939.285 e CAAE 67565823.8.0000.8807. O banco constava das variáveis sócio demográficas, clínicas e sobre conhecimentos relativos ao transplante renal de 300 pacientes renais crônicos, as quais foram analisadas por estatística descritiva e inferencial, adotando um p valor menor/igual a 0,05 Resultado: Evidenciou-se uma mediana de 51,00 pontos na aplicação do K-TUT-BR, correspondendo a 73,9% de acertos em relação ao conhecimento relativo ao transplante renal. Ainda, observou-se que os pacientes pós-transplante apresentaram maior mediana de pontos (51,50) quando comparados aos participantes que estão inscritos em lista de espera para o TX renal (51,00 pontos). Dos 69 itens do K-TUT-BR, dez tiveram mais erros do que acertos. E a renda foi o único fator avaliado capaz de alterar significativamente o escore de pontuação dos participantes. Conclusão: Pacientes renais crônicos possuem conhecimento sobre o transplante renal, contudo existem ainda lacunas que precisam ser intensificadas por meio de educação em saúde em prol dos desfechos favoráveis à saúde.pt_BR
dc.format.extent60 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDoença Renal Crônicapt_BR
dc.subjectLetramento em Saúdept_BR
dc.subjectTransplante de rimpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleConhecimento acerca do transplante renal entre pacientes renais crônicospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9824494956886552pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1903522088448093pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3148334952798860pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Kidney transplantation is the ideal renal replacement therapy for patients with advanced stage chronic kidney disease. It provides a better quality of life and requires continuous care, such as: use of immunosuppressants, self-care actions and regular outpatient monitoring by health professionals. Therefore, it is essential that the patient has knowledge about their disease and therapy to have favorable health outcomes. And as a way of measuring patients' knowledge about kidney transplantation and thus developing health education strategies aimed at the real needs of each patient, there is the “Kidney Transplant Understanding Tool” (K-TUT), which has been translated and validated for the Brazilian context, to be used by nurses. Objective: To evaluate the knowledge of chronic kidney disease patients about kidney transplantation through the application of the Kidney Transplant Understanding Tool adapted for the Brazilian context. Methods: This is a descriptive, cross-sectional and quantitative study, which used secondary data from the research database “Validity based on the internal structure of the Kidney Transplant Understanding Tool - Brazil (K-TUT-BR)” which was approved by the Research Committee. research ethics under opinion number: 5,939,285 and CAAE 67565823.8.0000.8807. The database contained socio-demographic, clinical and knowledge variables regarding kidney transplantation of 300 chronic kidney disease patients, which were analyzed using descriptive and inferential statistics, adopting a p value less than/equal to 0,05. Result: There was a median of 51.00 points when applying the K-TUT-BR, corresponding to 73.9% correct answers in relation to knowledge regarding kidney transplantation. Furthermore, it was observed that post-transplant patients had a higher median score (51.50) when compared to participants who are registered on the waiting list for renal TX (51.00 points). Of the 69 items on the K-TUT-BR, ten had more errors than correct answers. And income was the only factor evaluated capable of significantly changing the participants' score. Conclusion: Chronic kidney patients have knowledge about kidney transplantation, however there are still gaps that need to be intensified through health education in favor of favorable health outcomes.pt_BR
dc.degree.departamentEnfermagempt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-3247-8838pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2004-488Xpt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ATTENAAA 25.pdf1,57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons