Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59585

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Dayse Cavalvanti de Lemos-
dc.contributor.authorANGELO, Arthur Abraham Fioretto de-
dc.date.accessioned2025-01-20T12:45:44Z-
dc.date.available2025-01-20T12:45:44Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.date.submitted2024-12-28-
dc.identifier.citationANGELO, Arthur Abraham Fioretto de. Aplicação do Balanced Scorecard com a ferramenta Power BI na área de manutenção de uma empresa de transporte urbano do Recife. 2024. 82 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59585-
dc.description.abstractEste estudo apresenta uma estratégia adotada pelo setor de manutenção de uma empresa de ônibus da cidade do Recife, que em meio aos desafios impostos pelo cenário pós-pandemia, precisou criar métodos para otimizar recursos. Para isso, foi aplicada a ferramenta do Balanced Scorecard (BSC) com as perspectivas clássicas propostas por Kaplan e Norton: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. Para elas foram definidos objetivos estratégicos direcionados à área de manutenção, além de indicadores-chave de desempenho para mensurar a performance de ações adotadas para atingi-los. Além disso, foi utilizado o Software Power Bi para criar um dashboard interativo com os KPIs propostos, viabilizando a gestão a vista do setor e auxiliando de forma eficiente a tomada de decisão.pt_BR
dc.format.extent83p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBalanced scorecardpt_BR
dc.subjectPower BIpt_BR
dc.subjectManutenção de ônibuspt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.titleAplicação do Balanced Scorecard com a ferramenta Power BI na área de manutenção de uma empresa de transporte urbano do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5209103589311087pt_BR
dc.description.abstractxThis study presents a strategy adopted by the maintenance department of a bus company located in Recife, which, amidst the challenges imposed by the post-pandemic scenario, had to create methods to optimize resources. For this purpose, the Balanced Scorecard (BSC) tool was applied, utilizing the classical perspectives proposed by Kaplan and Norton: Financial, Customers, Internal Processes, and Learning and Growth. Strategic objectives specific to the maintenance area were defined for each perspective, along with key performance indicators (KPIs) to measure the performance of the actions implemented to achieve these goals. Furthermore, the Power BI software was used to create an interactive dashboard based on the proposed KPIs, enabling real-time monitoring of the maintenance sector and efficiently supporting decision-making processes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenhariaspt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso. Arthur A.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons