Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59489

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Alexsandro Barbosa da-
dc.contributor.authorSILVA, Bruna Mayra Monteiro da-
dc.date.accessioned2025-01-16T18:31:48Z-
dc.date.available2025-01-16T18:31:48Z-
dc.date.issued2024-10-15-
dc.date.submitted2025-01-15-
dc.identifier.citationSILVA, Bruna Mayra Monteiro da. Gênero e Educação Física: Um estudo sobre as práticas corporais mistas. 2024. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59489-
dc.description.abstractEste trabalho traz como objetivo analisar como a Educação Física e as práticas corporais mistas podem contribuir para desconstrução da desigualdade de gênero, no contexto educativo do ensino médio. Foi pesquisado como as relações entre os gêneros influenciam na participação dos alunos nas atividades pedagógicas de caráter prático a partir de um contexto histórico, a relação histórica entre meninos e meninas na Educação Física no ensino médio e a visão do professor dessa disciplina sobre as práticas mistas. O estudo se baseia em uma pesquisa bibliográfica de natureza descritiva e qualitativa. Dessa forma, a pesquisa evidencia que o protagonismo e a preocupação dos professores assumem um papel indispensável na desconstrução dos estereótipos de gênero, evidenciando também a importância de formações continuadas para uma abordagem mais assertiva e diretiva quanto às questões de gênero. Os resultados revelam que as aulas mistas sem o apoio da coeducação não são eficazes para a redução da prevalência de um gênero sobre o outro em adesão às aulas práticas. Em suma, a Educação Física tem um grande potencial para contribuir com a equidade de gênero desde que suas práticas possuam viés inclusivo e igualitário.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectgêneropt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjectaulas mistaspt_BR
dc.titleGÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS MISTASpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8241909844325724pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this study is to analyze how physical education and mixed bodily practices can contribute to the deconstruction of gender inequality, in the context of secondary education. The research investigated how the relationship between genders influences students' participation in practical teaching activities based on a historical context, the historical relationship between boys and girls in high school physical education and the physical education teacher's view about mixed practices. The study is based on a bibliographic research with a descriptive and qualitative nature. As such, the research highlights that the protagonism and concern of teachers play an indispensable role in deconstructing gender stereotypes, also highlighting the importance of continuing training for a more assertive and directive approach to gender matters. The results show that mixed classes without the support of coeducation are not effective in reducing the prevalence of one gender over the other in terms of adherence to practical classes. In short, physical education has great potential to contribute to gender equality as long as its practices have an inclusive and egalitarian approach.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruna Mayra Monteiro da Silva.pdf580,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons