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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59451

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria das Graças e-
dc.contributor.authorNERY, Mariana Cavalcanti-
dc.date.accessioned2025-01-15T12:08:40Z-
dc.date.available2025-01-15T12:08:40Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2024-11-06-
dc.identifier.citationNERY, Mariana Cavalcanti. Sustentabilidade e beleza: estudo da marca Natura diante da questão de gênero e do avanço do consumismo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Serviço Social - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59451-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o discurso da empresa Natura sobre o ambientalismo e a relação com as suas estratégias de expansão do consumo de cosméticos no Brasil, principalmente abordando o público feminino. Como uma das marcas brasileiras tradicionais, com ações voltadas para o apelo sustentável, a Natura se torna uma empresa de reconhecimento, tanto nacional quanto internacional, seja pelo seu crescimento contínuo ao longo dos anos ou da propaganda feita pelos próprios consumidores quanto aos seus produtos inovadores em comparação a outras marcas da época de criação. A metodologia utilizada para produção deste material se baseia na pesquisa bibliográfica direcionada, através de estudos de artigos científicos, teses, dissertações, revistas e livros que debatem tópicos como: consumismo, indústria da beleza, incentivo ao uso de cosméticos e a pressão da sociedade para enquadrar as mulheres em um eterno e inalcançável padrão de beleza. Portanto, o trabalho possui cunho qualitativo. Adotamos procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, a fim de realizarmos uma análise crítica do apelo sustentável promovido pela marca Natura em sua busca de lucratividade. O trabalho se divide em três partes: a primeira traz uma discussão para melhor entendimento quanto à relação entre o consumo e o consumismo ao longo da história humana, estudando como que o consumo, algo trivial e recorrente na vida cotidiana, é substituído pelo consumismo. Na segunda parte, é abordado o tema quanto a questão de gênero e o mito da beleza, visto que são as mulheres as maiores vítimas dos padrões sociais, principalmente quando referido ao cuidado de sua beleza, incluindo a compra de cosméticos para o saciamento das suas “preocupações vitais” em se manter bela para si e para terceiros. Por fim, a última parte está focada no estudo quanto à história e como a marca consegue se desenvolver, analisando fatores externos históricos e o seu crescimento econômico em situações de dificuldade. Para complementar o raciocínio, o subitem apresentado nesta mesma parte critica o principal fator de lucratividade da marca: as (os) “Consultoras” (es) de Beleza Natura. Como conclusão do trabalho, é necessária a análise crítica quanto às ações promovidas pela marca, visto que a mesma foi construída sob o modo de produção capitalista, baseando-se na lucratividade, o que põe em questão a efetividade do discurso sobre o “sustentável”, especialmente no tocante à sustentabilidade social. Destaque-se que a marca integra e favorece a expansão da produção e do consumo, com destaque para a reforçar os valores impostos pela indústria da beleza.pt_BR
dc.format.extent87p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsumismopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleSustentabilidade e beleza: estudo da marca Natura diante da questão de gênero e do avanço do consumismopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1370572660294004pt_BR
dc.description.abstractxThis work has the general objective of analyzing the Natura company's discourse on environmentalism and the relationship with its strategies for expanding the consumption of cosmetics in Brazil, mainly addressing the female public. As one of the traditional Brazilian brands, with actions aimed at sustainable appeal, Natura has become a company of recognition, both nationally and internationally, whether due to its continuous growth over the years or the advertising carried out by consumers themselves regarding its innovative products, compared to other brands at the time of creation. The methodology used to produce this material is based on targeted bibliographical research, with the accumulation of information collected through studies of scientific articles, theses, dissertations, magazines and books that discuss topics of consumerism, the beauty industry, the encouragement of the use of cosmetics, the pressure exerted by society trying to place women in a constant comparison to an unattainable standard. Therefore, the work has a qualitative nature of basic research, focused on the bibliographic and documentary research procedure, carrying out a critical analysis of the idea of ​​profitability behind the sustainable appeal promoted by the Natura’s brand. Based on different analyses, the work is divided into three parts: the first brings a discussion to better understand the relationship between consumption and consumerism throughout human history, studying how consumption, something trivial and recurrent in everyday life, is replaced by consumerism. In the second part, the topic addressed is the issue of gender and the myth of beauty, since women are the biggest victims of social standards, especially when referring to the care of their beauty, including the purchase of cosmetics to satisfy their needs “vital concerns” about remaining beautiful for oneself and for others. Finally, the last part is focused on studying the history and how the brand manages to develop itself, analyzing historical external factors and its economic growth in difficult situations. To complement the reasoning, the sub-item presented in this same part criticizes the main profitability factor of the brand: the Beleza Natura “Consultants”. As a conclusion to the work, a critical analysis of the actions promoted by the brand is necessary, given that it was built under the capitalist mode of production, based on profitability, which calls into question the effectiveness of the “sustainable” discourse, especially with regard to social sustainability. It should be noted that the brand integrates and favors the expansion of production and consumption, with emphasis on reinforcing the values ​​imposed by the beauty industry.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

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