Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59440
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | BARROS, Julia Regina Porfirio de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-11T01:41:44Z | - |
dc.date.available | 2025-01-11T01:41:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-10 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Julia Regina Porfirio de. Ensino e aprendizagem da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal da cidade de Bezerros-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59440 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa investigar as práticas pedagógicas e os desafios enfrentados no ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Bezerros, Pernambuco. A EJA é uma modalidade educacional de suma importância, pois atende a uma parcela significativa da população que não teve a oportunidade de estudar durante a idade regular. Este estudo busca compreender as dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem matemática, explorando tanto os fatores que influenciam negativamente quanto às estratégias que podem facilitar o ensino e aprendizagem. Diante desse cenário a pesquisa baseou-se em um questionário aplicado a 13 alunos da educação de jovens e adultos, abordando aspectos como o gosto pela disciplina, dificuldades encontradas, utilidade percebida do conteúdo, métodos de ensino preferidos, clareza das aulas, e sugestões para melhorias. Após isso, a análise detalhada das respostas revelou que, embora uma parte significativa dos alunos tenha interesse em estudar matemática e reconheça sua utilidade prática, muitos enfrentam dificuldades, especialmente em álgebra. Conclui-se que o seguinte estudo demonstra alguns desafios enfrentados pelo o público da EJA e a importância do aumento de recursos didáticos podem potencialmente melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos da EJA. Com um intuito de tornar a educação significativa é necessário que os educadores continuem a desenvolver estratégias que façam a conexão entre o conteúdo acadêmico e a realidade social dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa e transformadora. | pt_BR |
dc.format.extent | 41p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal da cidade de Bezerros-PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to investigate the pedagogical practices and challenges faced in teaching mathematics in Youth and Adult Education (EJA) in the city of Bezerros, Pernambuco. EJA is an educational modality of great importance, as it serves a significant portion of the population who did not have the opportunity to study at the regular age. This study seeks to understand the difficulties students face in relation to learning mathematics, exploring both the factors that negatively influence it and the strategies that can facilitate teaching and learning. In light of this scenario, the research was based on a questionnaire administered to 13 students in Youth and Adult Education, addressing aspects such as their interest in the subject, difficulties encountered, perceived usefulness of the content, preferred teaching methods, clarity of the lessons, and suggestions for improvements. The detailed analysis of the responses revealed that, although a significant portion of students are interested in studying mathematics and recognize its practical utility, many face difficulties, especially in algebra. It is concluded that this study highlights some of the challenges faced by EJA students and the importance of increasing educational resources, which can potentially improve the learning experience for EJA students. To make education meaningful, it is necessary for educators to continue developing strategies that connect academic content with the social reality of students, promoting meaningful and transformative learning. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Julia Regina Porfirio de Barros.pdf | 580,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons