Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59417

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Sidney Carlos Rocha da-
dc.contributor.authorMOURA, Joanne Cecília da Cruz-
dc.contributor.authorMENEZES, Larissa Alexandra de Souza-
dc.date.accessioned2025-01-09T14:03:03Z-
dc.date.available2025-01-09T14:03:03Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2024-12-19-
dc.identifier.citationMOURA, Joanne Cecília da Cruz; MENEZES, Larissa Alexandra de Souza. Afetividade no contexto da Eja: uma análise da literatura brasileira em torno da permanência e evasão escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59417-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar, com base na literatura brasileira, o papel da afetividade no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), explorando seus impactos na permanência e evasão dos estudantes, e mais especificamente, examinar como a literatura brasileira aborda a afetividade no contexto da EJA, apontando os principais desafios, conclusões e lacunas identificadas nos estudos sobre o tema, também identificar, a partir dessa literatura, os principais fatores que influenciam a permanência e evasão escolar dos estudantes desta modalidade, considerando os impactos da afetividade nesse contexto. Assim, com uma abordagem qualitativa, foi conduzida uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Os resultados indicam que a afetividade é amplamente reconhecida como um fator crucial, tanto para a permanência, quanto para a evasão dos estudantes na EJA, os autores concordam que sentimentos como amizade, pertencimento e o apoio dos professores são essenciais para manter os alunos na escola. No entanto, existem outros fatores que possuem maior peso na evasão escolar, tais como; responsabilidades familiares, cansaço e choque de horários com as ocupações profissionais. Com isso, pudemos concluir que, embora a afetividade não seja o único fator determinante, ela pode atuar como um impulsionador para a permanência ou, em contrapartida, contribuir para a evasão escolar, quando as práticas pedagógicas não são acompanhadas de suporte emocional e um ambiente com condições minimamente adequadas.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.titleAfetividade no contexto da Eja : uma análise da literatura brasileira em torno da permanência e evasão escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3588770824365510pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3522882034208076pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to analyze, based on Brazilian literature, the role of affectivity in the context of Youth and Adult Education (EJA), exploring its impacts on student retention and dropout, and more specifically, to examine how Brazilian literature addresses the affectivity in the context of EJA, pointing out the main challenges, conclusions and gaps identified in studies on the subject, also identifying, from this literature, the main factors that influence the school retention and dropout of students in this modality, considering the impacts of affectivity in this context. Thus, with a qualitative approach, a Systematic Literature Review (SLR) was conducted. The results indicate that affection is widely recognized as a crucial factor, both for the retention and dropout of students at EJA, the authors agree that feelings such as friendship, belonging and support from teachers are essential for keeping students at school . However, there are other factors that have greater influence on school dropout, such as; family responsibilities, tiredness, clash of schedules with professional occupations. With this, we were able to conclude that, although affectivity is not the only determining factor, it can act as a driver for retention or, on the other hand, contribute to school dropout, when pedagogical practices are not accompanied by emotional support and an environment with minimally adequate conditions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Psicologiapt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Joanne Cecília da Cruz Moura e Larissa Alexandra de Souza Menezes .pdf267,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons