Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59399

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDuarte, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Júlia Santos de-
dc.date.accessioned2025-01-07T16:49:21Z-
dc.date.available2025-01-07T16:49:21Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2025-01-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Júlia Santos de. Alfabetização e letramento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil: práticas pedagógicas inclusivas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59399-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi compreender como ocorre a alfabetização e o letramento de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil, descrevendo como esse processo acontece, analisando as práticas pedagógicas de inclusão destas crianças neste desenvolvimento, onde cada vez mais encontramos crianças com Transtorno do Espectro Autista em salas de aulas regulares, fazendo-se necessário que, tanto o docente, como o diretor da escola conscientizem-se sobre a importância da inclusão em todos os sentidos. Dessa forma, entender estas crianças como aluno e apostar em suas possibilidades de educabilidade, lembrando de incluir a dimensão do sujeito psíquico, faz com que novos espaços se abram, para que assim novas formas de aprender e ensinar sejam viabilizadas no contexto escolar, ficando evidenciado que é necessário que os professores estejam buscando qualificações para a execução desta tarefa inclusiva, com efetivas práticas pedagógicas, envolvendo estas crianças, e que a prática educativa utilizada, atenda às necessidades não só dos alunos considerados normais, mas também do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas inclusivaspt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil: práticas pedagógicas inclusivas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Júlia Santos de Oliveira.pdf403,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons