Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59395

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantoro, Savio Rossi-
dc.contributor.authorLourenço, Givaldo Carvalho da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-07T14:41:45Z-
dc.date.available2025-01-07T14:41:45Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.date.submitted2024-12-21-
dc.identifier.citationLourenço, Givaldo Carvalho da Silva. Leitura à primeira vista ao piano: uma breve explanação sobre técnicas de execução e ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59395-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral analisar o formato do ensino de piano, baseado na ausência de incentivo à leitura musical à primeira vista. Os objetivos específicos foram expor sucintamente algumas habilidades cognitivas primordiais na formação do pianista enquanto leitor, explicar como tais habilidades desencadeiam no pianista a capacidade de leitura musical e defender a prática contínua de um formato de ensino que, priorize e estimule o hábito de leitura na mesma proporção que prioriza e estimula o estudo da técnica instrumental. A busca por materiais relevantes para esta pesquisa aconteceu de forma criteriosa e sistemática, em que os conteúdos foram separados em pastas a depender de suas categorias. Foram pesquisados documentos contendo definições e discussões a respeito da leitura à primeira vista, ao piano e em outros instrumentos, materiais que tratassem acerca das habilidades cognitivas primordiais a um pianista, documentos que contivessem ideias de desenvolvimento da capacidade aqui em questão, visando traçar estratégias para um melhor aproveitamento da atividade de leitura de partitura, entre outros. As informações obtidas na elaboração deste trabalho foram frutos de uma pesquisa minuciosa, resultou na exposição das principais dificuldades que podem acometer um pianista em função da prática de leitura fluente, em ideias e estratégias para a melhoria dessa habilidade, assim como na conclusão de que há muitos conteúdos que discutem a importância de tal prática em sala de aula, embora apenas alguns materiais tenham sido selecionados para essa pesquisa, por questões de relevância ao tema central e pela limitação referente ao tipo de trabalho aqui apresentado.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura à primeira vistapt_BR
dc.subjectPianopt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectTécnica instrumentalpt_BR
dc.titleLeitura à primeira vista ao piano: uma breve explanação sobre técnicas de execução e ensinopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6243105109219072pt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this work was to analyze the piano teaching format, based on the lack of incentive to musical sight reading. The specific objectives were to briefly expose some primordial cognitive skills in the formation of the pianist as a reader, explain how such skills trigger in the pianist the ability to read music and advocate the continuous practice of a teaching format that prioritizes and stimulates the habit of reading in the same proportion that prioritizes and stimulates the study of instrumental technique. The search for relevant materials for this research happened in a careful and systematic way, in which the contents were separated into folders according to their categories. Were searched documents containing definitions and discussions about sight reading, both on the piano and on other instruments, materials about the cognitive abilities that are essential to a pianist, documents containing ideas for the development of the ability in question, aiming at outlining strategies for a better use of score reading, among others. The information obtained in the preparation of this work was the result of a thorough research, which resulted in the exposure of the main difficulties that may affect a pianist due to the practice of fluent reading, ideas and strategies for the improvement of this skill, as well as the conclusion that there is much content that discusses the importance of such practice in the classroom, although only a few materials were selected for this research, for reasons of relevance to the central theme and the limitation concerning the type of work presented here.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Givaldo Carvalho da Silva Lourenço.pdf306,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons