Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5936

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Laura Bezerrapt_BR
dc.contributor.authorTAKAKI, Emika Apolônia de Campospt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:42:34Z
dc.date.available2014-06-12T17:42:34Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationApolônia de Campos Takaki, Emika; Bezerra Martins, Laura. Ergonomia do ambiente construído aplicada às vias de circulação pública : requisitos para o sistema homem-atividades-vias de circulação. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5936
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de requisitos para projeto de vias de circulação pública destinadas ao pedestre. Consistiu num estudo teórico analítico, no qual foram abordados os preceitos da ergonomia do ambiente construído, da teoria da complexidade e diretrizes para espaços urbanos segundo a literatura. O objeto de estudo compreende nas vias de circulação pública e estas foram estudadas como um sistema de circulação, pois conformam um todo com o sistema viário e são conexões da teia urbana configuradas por quantidades de elementos (físicos e dinâmicos) e interações. De acordo com a literatura, percebem-se novos paradigmas para projeto de espaços urbanos, estes promovem o fortalecimento destas conexões e das atividades humanas no ambiente de circulação, como também, a promoção de um espaço habitável, acessível e adequado aos pedestres. Com efeito, na maioria dos estudos sobre ergonomia do ambiente construído, observam-se, apenas, requisitos quanto a acessibilidade, conforto e percepção ambiental. Deste modo, no que se refere aos estudos urbanos, apresenta-se insuficiente, pois responde apenas questionamentos e problemas imediatos, mas não em longo prazo. Na proposta apresentada, observam-se requisitos para adequação do espaço urbano, como também, compreender as inter-relações e conexões entre as dimensões físico-espaciais, sócio-culturais, ambientais e econômicas do ambiente construído. Propõe-se uma mudança de paradigma em que a acessibilidade é um requisito básico e inicial na promoção de um espaço adequado. Portanto, a ergonomia do ambiente construído deve adotar uma visão ampla e sistêmica do espaço urbano, sendo necessário a criação de um novo olhar destituído de uma visão simplista e imediatapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVias de Circulação Públicapt_BR
dc.subjectErgonomia do ambiente construídopt_BR
dc.subjectDesenho urbano.pt_BR
dc.titleErgonomia do ambiente construído aplicada às vias de circulação pública : requisitos para o sistema homem-atividades-vias de circulaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo7484_1.pdf1,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons