Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59360

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorSILVA, Natalia Bezerra da-
dc.date.accessioned2025-01-03T18:49:40Z-
dc.date.available2025-01-03T18:49:40Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.date.submitted2025-01-02-
dc.identifier.citationSILVA, Natalia Bezerra da. A química do cabelo: possíveis contribuições no processo do domínio consciente de uma aprendizagem significativa crítica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59360-
dc.description.abstractÉ possível observar na maioria de algumas situações a qualidade do ensino ainda voltado a um método tradicionalista, que leva os estudantes a se perguntarem: “Para que estudar isso? Em que parte da minha vida vou atribuir esse conteúdo? ” Existe a necessidade de práticas metodológicas que motivem os alunos a observarem a ciência de uma forma apreciativa no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, foi pensado em trabalhar o ensino da química voltado ao estudo dos cabelos, desenvolvendo um planejamento didático, que pudesse trabalhar o contexto do ensino da química com os conhecimentos prévios dos estudantes de uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola integral estadual de Bezerros–PE. Foram planejados três encontros, sendo eles, apreciação dos conhecimentos prévios desenvolvidos em um mapa mental, aula institucional com apresentação de um experimento e, por último, uma coleta de dados através do recurso didático para o estudo de caso. Procedeu à análise de participação, com base na questão problema deste trabalho, os conhecimentos prévios relacionados ao domínio consciente, questionamentos e argumentos dos estudantes em sala. Contudo, entende-se ser necessário contribuir no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes. Por fim, foi constatado que o método educativo do estudo de caso, atividade de coleta de dados, apresentou resultados esperados com relação aos conhecimentos prévios dos estudantes e assimilação do pensamento crítico que solucionaram a problemática da personagem Patrícia. Foi explicada pelos estudantes uma pequena introdução da composição do fio, a importância dos tratamentos para manter a resistência e elasticidade, assim como a necessidade de manter um intervalo de uma química para a outra, sendo necessário fazer o teste de mechas antes do procedimento.pt_BR
dc.format.extent106p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectQuímica do cabelopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleA química do cabelo: possíveis contribuições no processo do domínio consciente de uma aprendizagem significativa crítica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Manuel Bruno Caetano Sanguineto-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxIt is possible to observe in most situations the quality of teaching still focused on a traditionalist method, which leads students to ask themselves: “Why study this? Where in my life will I assign this content?” There is a need for methodological practices that motivate students to observe science in an appreciative way in the teaching-learning process. With this, it was thought to work on teaching chemistry focused on the study of hair, developing a didactic plan, which could work in the context of teaching chemistry with the prior knowledge of students in a 3rd year high school class at a comprehensive school. state of Bezerros–PE. Three meetings were planned, namely, appreciation of prior knowledge developed in a mind map, institutional class with presentation of an experiment and, finally, data collection through the didactic resource for the case study. Participation analysis was carried out, based on the problem question of this work, the previous knowledge related to the conscious domain, questions and arguments of the students in the classroom. However, it is understood that it is necessary to contribute to the development of students' critical and reflective thinking. Finally, it was found that the educational method of the case study, a data collection activity, presented expected results in relation to the students' prior knowledge and assimilation of critical thinking that solved the problem of the character Patrícia. The students explained a small introduction to the composition of the thread, the importance of treatments to maintain resistance and elasticity, as well as the need to maintain an interval from one chemical to the next, making it necessary to carry out a strand test before the procedure.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Natalia Bezerra da Silva.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons