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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5935
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MEDEIROS, Denise Dumke de | pt_BR |
dc.contributor.author | CALABRIA, Felipe Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:42:33Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:42:33Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Alves Calabria, Felipe; Dumke de Medeiros, Denise. Proposta de um modelo para desenvolvimento do capital humano com suporte na mudança do paradigma do treinamento para o do aprendizado. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5935 | |
dc.description.abstract | Este trabalho visa apresentar um estudo dos aspectos relacionados ao aprendizado e à inovação que caracterize uma mudança do paradigma do treinamento para o paradigma do aprendizado. O desenvolvimento do capital humano extrapola a esfera dos programas de treinamento (supera a barreira estática dos aprimoramentos de competências formais) e resulta numa visão holística do processo de inovação (dinamismo do aprendizado organizacional). De modo a tornar tangível para a gestão da empresa os elos entre os programas de T&D, um modelo de aprendizado organizacional e a ação do próprio indivíduo como agente propulsor do processo de inovação, desenvolveu-se o Modelo do Tetraedro dos Processos de Inovação. Este modelo é formado pelo seguinte conjunto de ferramentas: Tetraedro dos Processos de Inovação, Diagrama dos Processos de Inovação, Tabelas dos Vértices da Base, e o Questionário para Avaliação do Desenvolvimento do Capital Humano. O tetraedro tem a finalidade de estruturar e de tornar as três perspectivas centrais do modelo (estratégica, operacional e provocativa) aptas para serem transferidas pela empresa. O diagrama desenvolvido fornece uma apreciação que enaltece tanto o lado hard (razão, dedução, explícito), como o soft (emoção, empírico e implícito) e o insight (discernimento, compreensão clara e soluções criativas) do domínio do conhecimento dentro das empresas. As tabelas apresentam o significado, a finalidade e os processos necessários para o desenvolvimento de cada elemento do modelo. O questionário elaborado neste trabalho proporciona um diagnóstico inicial do desenvolvimento do capital humano.Este questionário foi aplicado em uma empresa do setor elétrico. Seus resultados revelaram quais as questões necessitam de melhorias, com uma classificação e ponderação dos elementos envolvidos. Desta forma, o acompanhamento dos indicadores habilita o modelo a receber os feedbacks necessários para promover o correto encaminhamento dos investimentos em conhecimento da empresa. Assim, o modelo pode contribuir para a organização projetar um contexto organizacional que promova comportamentos voltados ao aprendizado e à inovação, bem como orientar o fluxo de conhecimento dentro da empresa | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento do Capital Humano | pt_BR |
dc.subject | Programas de T&D | pt_BR |
dc.title | Proposta de um modelo para desenvolvimento do capital humano com suporte na mudança do paradigma do treinamento para o do aprendizado | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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