Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59359

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, Manoel João da-
dc.date.accessioned2025-01-03T17:44:07Z-
dc.date.available2025-01-03T17:44:07Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2025-01-01-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Manoel João da. Os desafios enfrentados pelos/as docentes no trabalho pedagógico sobre gênero e sexualidades na escola. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59359-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso foi norteado pela pergunta: Que desafios são enfrentados pelos/as docentes no trabalho pedagógico sobre gênero e sexualidades na escola e quais as suas percepções sobre estes temas? Que gerou o objetivo geral: Estudar os desafios os enfrentados pelos/as docentes no trabalho pedagógico sobre gênero e sexualidades na escola e as suas percepções sobre estes temas, que consequentemente gerou objetivos específicos que foram: a) Identificar as concepções de gênero e sexualidades dos/as docentes para o desenvolvimento do trabalho pedagógico em sala de aula. b) Relacionar os desafios enfrentados pelos/as docentes no trabalho pedagógico sobre gênero e sexualidades. c) Elencar os conteúdos trabalhados por docentes sobre o tema gênero e sexualidades em suas aulas. Foi utilizado a teoria da sexualidade de Michel Foucault para categoria sexualidade, Judith Butler como seus estudos de gênero como performatividade para categoria gênero, e na categoria escola foi utilizado a visão de Guacira Louro, onde a mesma ver a escola como um lugar de partilha para discutir gênero e sexualidade. A metodologia é construída nos caminhos da pesquisa qualitativa, tendo como objetivo estudar de forma holística a realidade. A pesquisa teve como alvo principal uma escola de referência em ensino médio. No trabalho de coleta de dados foi realizado através de fontes bibliográficas e entrevistas com 4 professores selecionados, 2 sendo do sexo feminino e 2 do sexo masculino da escola e partir disso foi feita uma análise de conteúdo utilizando os conceitos de Bardin. Foi visto em campo que observou-se que os docentes têm uma compreensão robusta, fundamentada em um sólido arcabouço teórico. Observou-se que as barreiras institucionais acabam promovendo o silenciamento dessas temáticas dentro do contexto escolar. Os conteúdos são trabalhados de forma indireta dentro da sala de aula. Embora tenham grande interesse e desejo de discutir o assunto, os docentes são obrigados a tratá-lo de maneira indireta, inserindo-os em outros tópicos do currículo, sem estabelecer espaços específicos ou métodos específicos para o assunto.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleOs desafios enfrentados pelos/as docentes no trabalho pedagógico sobre gênero e sexualidades na escola.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0746796039000894pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8659756009849404pt_BR
dc.description.abstractxIn this course completion work, the guiding question was: What challenges do teachers face in their pedagogical work on gender and sexuality in schools, and what are their perceptions of these topics? This led to the general objective: To study the challenges faced by teachers in their pedagogical work on gender and sexuality in schools and their perceptions of these topics, which consequently generated specific objectives: a) To identify teachers' conceptions of gender and sexuality for the development of pedagogical work in the classroom. b) To relate the challenges faced by teachers in their pedagogical work on gender and sexuality. c) To list the contents addressed by teachers regarding gender and sexuality in their classes. The theory of sexuality by Michel Foucault was used for the category of sexuality, Judith Butler's studies on gender as performativity were used for the category of gender, and Guacira Louro's perspective was utilized for the category of school, where she sees the school as a space for sharing discussions on gender and sexuality. The methodology was constructed along the paths of qualitative research, aiming to study reality holistically. The research primarily targeted a reference high school. Data collection was conducted through bibliographic sources and interviews with four selected teachers, two female and two male from the school. Based on this, a content analysis was performed using Bardin's concepts. It was observed in the field that teachers have a robust understanding, grounded in a solid theoretical framework. It was noted that institutional barriers promote the silencing of these themes within the school context. Contents are addressed indirectly within the classroom. Although there is significant interest and a desire to discuss the subject, teachers are compelled to treat it indirectly, integrating it into other curriculum topics without establishing specific spaces or methods for the subject.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Manoel João da Silva Junior.pdf839,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons