Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59350

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRAZÃO, Iracema da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Ellen Ribeiro da-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Natália Bianca Marques-
dc.date.accessioned2025-01-02T21:58:51Z-
dc.date.available2025-01-02T21:58:51Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.date.submitted2024-12-18-
dc.identifier.citationSILVA, Ellen Ribeiro; VASCONCELOS, Natália Bianca Marques. Repercussões da pandemia de COVID-19 para saúde mental de estudantes universitários: Uma revisão integrativa. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso Enfermagem - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59350-
dc.description9,7pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O advento da COVID-19 trouxe uma série de mudanças na vida de toda a população, especialmente para os estudantes universitários. Nesse contexto, os estudantes universitários, que naturalmente, ao ingressar na universidade, passam por diversas situações que exigem recursos internos mais elaborados para lidar com os estressores da vida acadêmica, enfrentaram com a pandemia da COVID-19 um acréscimo de estressores que podem influenciar negativamente a saúde mental. Objetivo: identificar na literatura científica em saúde as repercussões da pandemia de COVID-19 para a saúde mental dos estudantes universitários ao longo do tempo. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), ambos via BVS, e Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL). Resultados: 21 artigos foram selecionados para compor o presente estudo, sendo a maioria pesquisas transversais ou longitudinais com amostragem por conveniência. Os principais resultados evidenciam que a pandemia de COVID-19 contribuiu amplamente para o agravamento ou desenvolvimento de comprometimentos na saúde mental dos estudantes em algum momento de sua duração. É viável afirmar que trouxe repercussões negativas, como aumento nos níveis de ansiedade, depressão, estresse e solidão. Contudo, houve populações em que os níveis elevados de comprometimento na saúde mental retornaram a níveis semelhantes aos pré-pandêmicos após o relaxamento das medidas restritivas de convívio social. Conclusão: diante do exposto, é primordial que as universidades acompanhem o bem-estar psicológico de seus alunos, visando criar estratégias de prevenção e/ou intervenção em saúde mental. Além disso, são necessários mais estudos que contemplem períodos mais tardios do pós-pandemia, visto que sua influência afetou de forma individual cada estudante universitário.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleRepercussões da pandemia da COVID-19 para a saúde mental de estudantes universitários: Uma revisão integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0211095347273754pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: The advent of COVID-19 brought about a series of changes in the lives of the entire population, especially for university students. In this context, university students, who naturally, upon entering university, face various situations that require more elaborate internal resources to cope with academic life stressors, encountered with the COVID-19 pandemic an additional set of stressors that may negatively impact mental health. Objective: to identify in the health scientific literature the repercussions of the COVID-19 pandemic on the mental health of university students over time. Method: integrative review conducted in the databases Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), both via BVS, and Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL). Results: 21 articles were selected for this study, most of which were cross-sectional or longitudinal studies with convenience sampling. The main results show that the COVID-19 pandemic has largely contributed to the worsening or development of mental health issues among students at some point during its duration. It is feasible to state that it has had negative repercussions, such as increased levels of anxiety, depression, stress, and loneliness. However, there were populations where high levels of mental health impairment returned to pre-pandemic levels after the relaxation of restrictive social measures. Conclusion: in view of the above, it is essential that universities monitor the psychological well-being of their students to develop mental health prevention and/or intervention strategies. Additionally, further studies are needed to address later post-pandemic periods, as its influence has individually affected each university student.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-1286-8781pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-9382-1635pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ellen Ribeiro e Natália Bianca.pdf628,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons