Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59320

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Cataria Cerqueira de Freitas-
dc.contributor.authorSilva, Flaviane Araujo da-
dc.contributor.authorBarbosa, Maria Clara da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-26T20:08:04Z-
dc.date.available2024-12-26T20:08:04Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.date.submitted2024-12-26-
dc.identifier.citationSILVA, Flaviane Araujo da; BARBOSA, Maria Clara da Silva. Contradições do protagonismo juvenil em uma escola de tempo integral da rede estadual de Pernambuco: a percepção de estudantes, gestora e professores. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59320-
dc.description.abstractNeste estudo buscamos compreender como se configura o papel do protagonismo juvenil no ensino médio integral a partir da visão de gestores, professores e estudantes. A investigação teve caráter qualitativo, baseada em uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada com três alunos, três professores e a gestora de uma escola da rede estadual de Pernambuco, em Recife. Conclui-se que embora o discurso sobre o desenvolvimento integral dos estudantes seja promovido nos documentos que versam sobre o protagonismo juvenil, na prática, de forma contraditória, as cobranças e pressões interferem na construção de uma verdadeira autonomia, do autoconhecimento e da promoção de uma gestão democrática na escola.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProtagonismo Juvenilpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleContradições do protagonismo juvenil em uma escola de tempo integral da rede estadual de Pernambuco: a percepção de estudantes, gestora e professores.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1747853991109365pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FLAVIANE ARAUJO DA SILVA E MARIA CLARA DA SILVA BARBOSA.pdf364,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons