Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59318
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUARTE, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | SILVA, Myllena Náthally | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-26T18:22:48Z | - |
dc.date.available | 2024-12-26T18:22:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Myllena Náthally. Família: um estudo sobre a parceria com a comunidade escolar para desenvolvimento de uma educação inclusiva de qualidade. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59318 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: A pesquisa investiga como a parceria entre família e escola pode melhorar a educação inclusiva para crianças com deficiência, destacando a importância do envolvimento familiar no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Para isso, a pesquisa tem por objetivo: compreender a influência da família nos processos de ensino-aprendizagem; com base nisso, traçam-se os seguintes objetivos específicos: identificar qual o papel da família no desenvolvimento do sujeito; analisar a relação família e escola e sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos foram realizados por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, fundamentada em uma análise documental de estudos anteriores publicados na plataforma do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - UFSCar (PPGEEs) para explorar essa relação. A pesquisa propõe que a colaboração efetiva entre esses dois núcleos é crucial para promover uma educação de qualidade sugerindo que a presença ativa da família no ambiente escolar beneficia a aprendizagem e a inclusão social dos alunos, concluindo que a participação ativa da família é essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Família educação inclusiva. | pt_BR |
dc.subject | Relação família e escola | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Família: um estudo sobre a parceria com a comunidade escolar para desenvolvimento de uma educação inclusiva de qualidade. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1803844180526693 | pt_BR |
dc.description.abstractx | ABSTRACT: The research investigates how the partnership between family and school can improve inclusive education for children with disabilities, highlighting the importance of family involvement in children's cognitive and emotional development. To this end, the research aims to: understand the influence of the family on teaching-learning processes; Based on this, the following specific objectives are outlined: identify the role of the family in the subject's development; analyze the family and school relationship and its contribution to the teaching-learning process. The methodological procedures were carried out through a bibliographical research of a qualitative nature, based on a documentary analysis of previous studies published on the platform of the Postgraduate Program in Special Education - UFSCar (PPGEEs) to explore this relationship. The research proposes that effective collaboration between these two nuclei is crucial to promoting quality education, suggesting that the active presence of the family in the school environment benefits students' learning and social inclusion, concluding that the active participation of the family is essential for the cognitive and emotional development of children, promoting inclusive and quality education. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MYLLENA NÁTHALLY SILVA..pdf | 215,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons