Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59302
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Laryssa de Aragão | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-26T12:16:53Z | - |
dc.date.available | 2024-12-26T12:16:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Laryssa de Aragão. Práticas avaliativas em geografia para o Enem: avaliar para testar ou para construção de conhecimentos?. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59302 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo principal, compreender as práticas avaliativas executadas por professores de Geografia do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação Básica de Pernambuco, ao trabalhar conteúdos próprios dessa disciplina na qualidade de componente curricular do Ensino Médio e em exames, a exemplo do ENEM, como também apresentar possíveis metodologias aos professores de Geografia. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e tipologia exploratória. Para análise e tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Quanto aos procedimentos metodológicos, usou-se a revisão bibliográfica, o levantamento documental e, por último, foi aplicado um questionário aberto com dois professores de Geografia da Rede Estadual de Educação Básica de Pernambuco. Como resultado, obteve-se algumas constatações, ainda bastante recorrentes antes e durante a operacionalização das práticas avaliativas, como o apego a um parâmetro formal que os norteie, e que causam certo desconforto diante dos entraves que lhes são apresentados no contexto educacional, dentro das suas limitações, como a dispersão de ações didático- pedagógicas equivocadas que podem ser resultado de práticas avaliativas que não expressam o porquê da construção de algumas convicções presentes em conformidade com conhecimentos dos conteúdos geográficos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Práticas avaliativas | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.title | Práticas avaliativas em geografia para o Enem : avaliar para testar ou para construção de conhecimentos? | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9221437020092960 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8799647544989939 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation has as main objective, to understand the evaluative practices performed by teachers of Geography of the Secondary Education of the State Network of Basic Education of Pernambuco, when working contents own of this discipline in the quality of curricular component of the High School and in exams like ENEM, as also present possible methodologies to Geography teachers. The research has a qualitative approach and an exploratory research typology. For data analysis and treatment, content analysis was used for methodological procedures, bibliographic review and documentary survey were used, and finally, an open questionnaire was applied with two Geography teachers from the State Basic Education Network from Pernambuco. As a result, some findings were obtained, which are still quite recurrent before and during the operationalization of evaluative practices, such as attachment to a parameter, a formal parameter that guides them, and which cause some discomfort in the face of the obstacles that are presented inthe educational context, within its limitations such as the dispersion of mistaken didactic- pedagogical actions that may be the result of evaluative practices that do not express the reason for the construction of some convictions present in accordance with knowledge ofthe geographical contents. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Laryssa de Aragão Sousa.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons