Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59265

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Flaviano Maciel-
dc.contributor.authorSantos, Ester Vitória Alves dos-
dc.date.accessioned2024-12-19T17:49:11Z-
dc.date.available2024-12-19T17:49:11Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2024-11-19-
dc.identifier.citationSantos, Ester Vitória Alves dos. Literatura de Cordel e a sala de aula: da BNCC ao livro didático. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59265-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o espaço da literatura de Cordel na sala de aula, por meio da sua inserção no Livro Didático, a partir da análise de parte de uma unidade do livro Português Linguagens, de William Cereja e Carolina Dias Vianna (2015), destinado a alunos do 7° ano do ensino fundamental. Buscou-se também averiguar se os aspectos contemplados encontram-se em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e se as abordagens utilizadas são suficientes para um ensino eficaz da literatura popular de Cordel. Para isso, foram utilizados como base teórica as perspectivas sobre o ensino de literatura, a literatura popular e de cordel de autores como Cândido (1995), Lúcio e Pinheiro (2001), Santos (2016), Coutinho (2018), Pinheiro (2018). Além dessas, são apresentadas algumas proposições de Marinho e Pinheiro (2012) em relação ao trabalho com o Cordel na sala de aula, para avaliar as abordagens utilizadas no livro didático. Por fim, constatou-se que a literatura de cordel possui espaço nas salas de aula por meio do livro didático em questão e encontra-se em conformidade com as indicações da BNCC. Contudo, as metodologias utilizadas expressaram-se como insuficientes para a garantia de um ensino eficaz da literatura de cordel. Mesmo com a aparição de cordeis, a exposição e a prática da leitura são escassas, o que expõe uma defasagem na abordagem de ensino, tornando-a insuficiente para um trabalho efetivo dessa literatura em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura de Cordelpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleLiteratura de Cordel e a sala de aula: da BNCC ao livro didáticopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6750833430544529pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0098605549471639pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to reflect on the space of Cordel's literature in the classroom, through its insertion in the Textbook, based on the analysis of part of a unit of the book Português Linguagens, by William Cereja and Carolina Dias Vianna (2015), aimed at students in the 7th year of elementary school. We also sought to determine whether the aspects covered are in line with the National Common Curricular Base (BNCC) and whether the approaches used are sufficient for effective teaching of Cordel's popular literature. For this, perspectives on the teaching of literature, popular and cordel literature by authors such as Cândido (1995), Lúcio and Pinheiro (2001), Santos (2016), Coutinho (2018), Pinheiro (2018) were used as a theoretical basis. . In addition to these, some propositions from Marinho and Pinheiro (2012) are presented in relation to working with Cordel in the classroom, to evaluate the approaches used in the textbook. Finally, it was found that cordel literature has space in classrooms through the textbook in question and is in accordance with BNCC guidelines. However, the methodologies used were expressed as insufficient to guarantee effective teaching of cordel literature. Even with the appearance of cordels, exposure and reading practice are scarce, which exposes a gap in the teaching approach, making it insufficient for effective use of this literature in the classroom.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ESTER VITÓRIA ALVES DOS SANTOS (1).pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons