Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59261

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPESSOA, Ana Claudia Rodrigues Gonçalves-
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Alanis Medeiros-
dc.date.accessioned2024-12-18T18:56:38Z-
dc.date.available2024-12-18T18:56:38Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.date.submitted2024-12-13-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Alanis Medeiros. Covid 19 e lacunas no processo de alfabetização: ações de professores para o enfrentamento às dificuldades de leitura e escrita nos Anos Finais do Ensino Fundamental no período pós-pandêmico. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59261-
dc.description.abstractEste artigo relata uma investigação acerca das ações de professores de Língua Portuguesa do Estado de Pernambuco no enfrentamento às dificuldades de alfabetização dos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental após o período da pandemia do Covid-19. Foram realizadas entrevistas com três professores de diferentes redes públicas de ensino para verificar as dificuldades de leitura e escrita identificadas por estes docentes e as ações realizadas para lidar com essas dificuldades. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, utiliza como recurso metodológico a análise de conteúdo (Bardin,1997) e se classifica como um estudo de casos múltiplos. Os resultados obtidos apontam para uma variedade de estratégias utilizadas pelos professores participantes da pesquisa que, mesmo sem terem subsídios em sua formação para o trabalho com a alfabetização, contemplam diversas dimensões desse processo e esforçam-se para integrar os estudantes proporcionando a continuidade das aprendizagens no componente de língua portuguesa.pt_BR
dc.format.extent16p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectAnos Finaispt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleCovid-19 e lacunas no processo de alfabetização: ações de professores para o enfrentamento às dificuldades de leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental no período pós-pandêmicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0114339167687253pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7067577040419696pt_BR
dc.description.abstractxThis article reports an investigation into the actions of Portuguese language teachers in the State of Pernambuco in confronting the literacy difficulties of students in the 6th year of the final years of Elementary School after the period of the Covid-19 pandemic. Interviews were carried out with three teachers from different public education systems to verify the reading and writing difficulties identified by these teachers and the actions taken to deal with these difficulties. The research presents a qualitative approach, uses content analysis as a methodological resource (Bardin, 1997) and is classified as a multiple case study. The results obtained point to a variety of strategies used by teachers participating in the research who, even without having support in their training to work with literacy, contemplate different dimensions of this process and strive to integrate students by providing continuity of learning in the Portuguese language component.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alanis Medeiros Teixeira.pdf217,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons