Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59246
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Wilma Pastor de Andrade | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Wanilda Maria Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T12:20:11Z | - |
dc.date.available | 2024-12-18T12:20:11Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Wilma Pastor de Andrade; CAVALCANTI, Wanilda Maria Alves. Práticas de letramento no processo de aquisição de língua portuguesa escrita por surdos nas séries iniciais do ensino fundamental. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 105, e5835, 2024. p.1-17 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59246 | - |
dc.description | [Todas as notas de rodapé, estão no final do texto] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo resulta de uma pesquisa de pós-doutorado que teve como objetivo analisar as práticas de letramento usadas por professores de salas regulares bilíngues para surdos que se encontram no processo de aquisição da língua portuguesa escrita. No Brasil, ainda são escassas pesquisas que mostram práticas de letramento com estudantes surdos, fato que justifica a importância deste estudo. A investigação foi realizada em três escolas da rede municipal de ensino da cidade de Recife, Pernambuco, nos anos iniciais do ensino fundamental, as quais oferecem essas salas. Participaram deste estudo cinco professores bilíngues. O aporte teórico constou de autores que trabalham com o tema de alfabetização e letramento de surdos na perspectiva bilíngue, destacando-se: Fernandes, Quadros, Schmiedt e Sousa. A pesquisa qualitativa ocorreu em duas etapas: entrevista semiestruturada com os voluntários e observações em sala de aula. Todo o contato com os participantes foi feito de forma remota, em virtude da pandemia do coronavírus, mediante uso de recursos de mídia digital, como Whatsapp, e-mail e Google Meet. Além do perfil dos professores participantes, os dados mostraram o que eles pensam a respeito do processo de aquisição da língua portuguesa escrita por surdos, assim como práticas de letramento utilizadas por eles nesse processo. Entre essas práticas, evidenciamos o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como instrução para trabalhar a leitura de mundo e o alfabeto manual como facilitador da apropriação da língua portuguesa escrita. | pt_BR |
dc.format.extent | p.1-17 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | letramento | pt_BR |
dc.subject | língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | surdos | pt_BR |
dc.title | Práticas de letramento no processo de aquisição de língua portuguesa escrita por surdos nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | ParcialmenteAcessivel | pt_BR |
dc.issued | 2024 | - |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.location.city | Brasilia | pt_BR |
dc.description.volume | v. 105 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Lingüística, Letras e Artes |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUSA. Praticas de Letramento no Precesso. p.1-17.pdf Acceso restringido | 3,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.