Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59236

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFrança, Eduardo Melo-
dc.contributor.authorCarmo, Beatriz Vitória Silva do-
dc.date.accessioned2024-12-17T18:17:14Z-
dc.date.available2024-12-17T18:17:14Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.date.submitted2024-12-16-
dc.identifier.citationCarmo, Beatriz Vitória Silva do. Uma análise das imagens femininas nas Memórias póstumas de Brás Cubas. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59236-
dc.description.abstractO presente estudo propõe uma análise cujo objetivo é problematizar como Brás Cubas caracteriza as quatro mulheres — Virgília, Marcela, Eugênia e Nhã-Loló — com as quais teve algum tipo de envolvimento amoroso. Além disso, mostrar de que maneira essas construções influenciam as dinâmicas afetivas, bem como suas implicações. Para isso, a pesquisa se baseou em uma seleção de textos que envolvem a fortuna crítica de Machado de Assis, no que diz respeito às personagens femininas, e em duas obras que discutem sobre feminilidade e amor. As obras de Stein (1984), Ribeiro (1996), Schwartz (2000) e Bosi (2006) forneceram diferentes visões sobre as figuras femininas no contexto machadiano. Ademais, a análise dos discursos sobre amor romântico de Jurandir Freire Costa (1998) e as reflexões de Maria Rita Kehl (2008) sobre feminilidade foram cruciais para compreender as nuances das personagens e dos relacionamentos. Assim, através da investigação das imagens das mulheres, identificamos a autonomia feminina presente no romance.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectFiguras femininaspt_BR
dc.subjectMemórias póstumas de Brás Cubaspt_BR
dc.titleUma análise das imagens femininas nas Memórias póstumas de Brás Cubaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4403505792972203pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1212143542139385pt_BR
dc.description.abstractxThe present study proposes an analysis aimed at questioning how Brás Cubas characterizes the four women — Virgília, Marcela, Eugênia, and Nhã-Loló — with whom he had some form of romantic involvement. Additionally, it seeks to demonstrate how these constructions influence emotional dynamics and their implications. To achieve this purpose, the research relied on a selection of texts related to Machado de Assis's critical fortune, particularly regarding the female characters, and two works discussing femininity and love. The works of Stein (1984), Ribeiro (1996), Schwartz (2000), and Bosi (2006) provided different perspectives on female figures within the Machado de Assis context. Furthermore, the analysis of the thoughts on romantic love by Jurandir Freire Costa (1998) and Maria Rita Kehl’s (2008) reflections on femininity were crucial for understanding the nuances of the characters and their relationships. Through the study of the representations of the female characters, we identified the presence of female autonomy in the novel.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Beatriz Vitória Silva do Carmo.pdf348,03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons