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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59225

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de-
dc.contributor.authorSILVA, Ailton José da-
dc.date.accessioned2024-12-17T15:04:41Z-
dc.date.available2024-12-17T15:04:41Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.date.submitted2024-12-16-
dc.identifier.citationSILVA, Ailton José da. Explorando a eletroquímica a partir de uma sequência didática com uso da experimentação e simulação associada à teoria da flexibilidade cognitiva. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59225-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo validar o uso de uma sequência didática (SD) com a utilização de atividades experimentais e simulação computacional, tomando como base os pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), proposta por Spiro e colaboradores no final da década de 80. A TFC é uma teoria aplicável a qualquer área do conhecimento, contemplando aspectos de ensino, aprendizagem e representação do conhecimento, sendo adequada para a aquisição de conhecimentos avançados em domínios complexos e pouco estruturados. Os recursos escolhidos foram articulados por meio de uma sequência didática que explorou os três modos representacionais da Química, que correspondem ao modo macroscópico, submicroscópico e representacional, de acordo com os trabalhos de Jonhstone. A pesquisa apresentou caráter qualitativo e conteve objetivos de uma pesquisa descritiva e exploratória. Os participantes foram estudantes do 2° ano do ensino médio de uma disciplina eletiva em uma escola pública de referência no município de Caruaru, na região agreste do estado de Pernambuco. A escolha do assunto foi devida a Eletroquímica estar presente na maioria do cotidiano de cada indivíduo, detendo não apenas de aspectos sociais e tecnológicos, como também ambientais. A partir disso, a SD foi estruturada com base em três situações, transformadas em casos, os quais exploravam informações sobre lixo eletrônico, carros elétricos e a transição energética, respectivamente. Os dados foram coletados por meio de anotações dos estudantes, gravação de áudio realizada nos momentos das atividades experimentais, desenhos que os estudantes elaboraram utilizando dos modos representacionais para explicar o funcionamento de uma célula voltaica e de um teste de transferência que permitia que os estudantes relacionassem as situações vivenciadas com outras esferas da vida pessoal e social. Por meio da análise dos dados, foi observado que a SD contribuiu para a flexibilização do conhecimento dos aprendizes, em relação ao conteúdo de Eletroquímica, o que pode ter contribuído para a construção do conhecimento. No entanto, a aquisição de conhecimentos avançados foi evidenciada apenas em uma pequena parte dos participantes da pesquisa, o que infere em possíveis fragilidades na estruturação e abordagem da SD.pt_BR
dc.format.extent95p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectFlexibilidade cognitivapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleExplorando a eletroquímica a partir de uma sequência didática com uso da experimentação e simulação associada à teoria da flexibilidade cognitiva.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6350733693694792pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1891314413056310pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to validate the use of a teaching sequence (DS) with the use of experimental activities and computer simulation, based on the assumptions of the Theory of Cognitive Flexibility (CFT), proposed by Spiro and collaborators (Spiro et al., 1988). CFT is a theory applicable to any area of knowledge, contemplating aspects of teaching, learning and knowledge representation, being suitable for the acquisition of advanced knowledge in complex and poorly structured domains. The chosen resources were articulated through a teaching sequence that explored the three representational modes of Chemistry, which correspond to the macroscopic, submicroscopic and representational modes, according to the works of Johnstone. The research presented a qualitative character and contained objectives of a descriptive and exploratory research. The participants were students of the 2nd year of high school of an elective discipline in a reference public school in the city of Caruaru, in the Agreste region of the state of Pernambuco. The choice of the subject was due to the fact that Electrochemistry is present in most of the daily lives of each individual, containing not only social and technological aspects, but also environmental ones. From this, the DS was structured based on three cases that addressed the themes of electronic waste, electric cars and energy transition, respectively. The data were collected through student notes, audio recording made during the experimental activities, drawings that the students created using representational modes to explain the functioning of a voltaic cell and a transfer test that allowed the students to relate the situations experienced with other spheres of personal and social life. Through data analysis, it was observed that the DS contributed to the flexibility of the learners' knowledge, in relation to the content of Electrochemistry, which may have contributed to the construction of knowledge. However, the acquisition of advanced knowledge was evidenced only in a small portion of the research participants, which suggests possible weaknesses in the structuring and approach of SD.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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